AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 11 de dezembro de 2010

Horácio Afonso Esteves - Rua da Bandeira - Viana do Castelo

Horácio Afonso Esteves fez noventa e dois anos em Dezembro. Vive há 45 anos na Rua da Bandeira.


Pelo que diz: esta rua quando veio para aqui ainda era em macadame e aqui perto da igreja havia uma carreira de terra para peões que ia ter à casa de João Domingos e acabava ali na Rua das Trincheiras. Havia ainda uma outra carreira pedonal, de terra, que junto ao muro desta igreja e desta quinta que ia até perto do liceu, do lado de cima, e seguia até ao cemitério. Era um atalho para funerais… ou para o cemitério.

O Horácio trabalhou no Comando na Guarda-Fiscal no Porto, como sargento, e só vinha a Viana aos fins-de-semana.

A gente da Bandeira era toda boa gente, muito modesta, humilde e de muita pobreza.

Sobressaiam em alguns sinais de riqueza como os Silvas Fogueteiros, os Castros e já não havia Fontinhas, Santinhos, Zamiths. Para além dos Silvas havia ainda o José Martins Azevedo (Zé d’Anha), o João Martins, o António Alves, o Bandeira, o Parente, o Artur Branco que vivia do lado da Papanata, nessa altura. O Raúl, seu irmão, estava no Ultramar e veio para a casa da cunhada Teresa.



O Palácio dos Abrunhosas encontrava-se quase abandonado e entregue, por favor, a duas senhoras. Um dia ia havendo lá um incêndio por causa de um circuito eléctrico, e foi o Horácio que lhes valeu porque tendo sido chamado por elas, lhes cortou a luz.

O Horácio é cunhado de um Padre, o Pe. João Cerqueira Amorim, de Guilhadezes, Arcos de Valdevez. Os seus sogros vieram viver para o Soajo porque o sogro montou um serviço industrial de serralharia, lá.

A esposa, Teresa Cerqueira Amorim, viveu 12 anos com o irmão Padre enquanto não casou com o Horácio que lhe deu um filho. É avô e bisavô.

João Amorim Esteves é coronel do Exército, juiz do Tribunal Militar e doutorado em Direito militar internacional. E as duas filhas uma é formada em Direito e a outra é arquitecta.

O cunhado nasceu no dia da Raça de 1913, ordenado padre no Seminário de Braga, seguidamente vai para a freguesia de Soajo e mais tarde para a freguesia de Sever de Vouga e depois de S. Pedro do Bairro, onde veio a falecer em 3 de Setembro de 1978, num domingo. Era muito estudioso e trabalhador, faleceu aos 65 anos.

1 comentário:

Carlos Vinhal disse...

O senhor Horácio Afonso Esteves, não foi Sargento, mas sim 1.º Cabo da Guarda-Fiscal, função que desempenhou com honra e sentido de missão. É meu tio, irmão de minha mãe, e padrinho de baptismo e casamento. A seguir ao meu pai, é o homem que mais admiro e um exemplo que tento imitar. Tem presentemente 95 anos e encontra-se num Lar em Caminha, onde o visito pelo menos uma vez por ano.
Carlos Esteves Vinhal
Leça da Palmeira