AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 11 de dezembro de 2010

Honra e mérito- Maria da Conceição Gonçalves da Silva

Não vai longe em que o nome das meninas continuava ou era igual ao da madrinha e dos meninos era igual ao do padrinho.


E, antigamente, procurava-se sempre um nome cristão, o nome de um Santo; enquanto hoje pode ser qualquer nome desde que a lei o permita, retirando até aos padrinhos de baptismo e não por iniciativa da Igreja, algum protagonismo que até então tinham!...



Maria da Conceição era um nome muito vulgar relacionados com a Virgem Maria. Agora chamo aqui a Maria da Conceição Gonçalves da Silva que nasceu em 1934 e teve oito irmãos, hoje 6 vivos. Filha de José Luís da Silva, ferreiro, na Fábrica de Tapetes de Henrique Couto Viana, agora, a Somartis, e de Engrácia que trabalhou enquanto solteira na fábrica dos tecidos. Era zarapilheira. Foi sempre muito devota de Nª Sª do Carmo e muito generosa contribuindo com donativos para as obras desta Paróquia. E não dava pouco, era sempre muito e com devoção que partilhava. Faleceu com 90 anos. Ficou viúva, em 1966, durante 22 anos. Ele morava antes do casamento ali naquela zona onde está a Petropneus… e partiu deixando a viúva ainda com três filhos solteiros.



Os avós maternos da Conceição eram o Manuel Traila e Rita Gonçalves, da Ribeira de Viana e os seus avós paternos eram um abelheirense carreteiro, o António Silva conhecido pela alcunha o "Crena", casado com Teresa Parente, de S. Mamede da Areosa.Os crenas seriam os construtores dos cascos dos navios entendendo por aquela parte do navio que fica abaixo do nível da água. Crenos ou Querenos.

No entanto, também depende da origem da palavra e ser tomado como aqueles que raspam com uma faca caracteres salientes que não são desfeitos no esmeril.

Todos os filhos casados têm filhos e netos. Apenas ela, creio, no número de 8 irmãos ficou solteira e sem geração.

A Maria da Conceição trabalhou na Escola da Avenida e depois na Direcção Escolar e não se encolheu, mas disse que o Director Escolar Vila Afonso, era um grande homem. Sempre tinha uma relação familiar, de lealdade com os funcionários e ele próprio dizia: “nós aqui somos uma família, durante o dia a nossa família está aqui”.

A Conceição sempre viveu com a mãe, a tia Engrácia Silva, que faleceu em 1988. Depois faleceu a sua irmã Teresa com um câncer, assim como após um ano o cunhado Manuel Meira Gomes também de câncer. A todos fui eu que lhes assisti na morte.

Enquanto a Engrácia, sua avó, teve oito filhos: Maria Teresa, Isaura, José Lino, Ana, José Augusto, Conceição, Norberto e Élia... todos casados e com geração e já com bisnetos à excepção de Conceição...

Viveu sempre na casa onde nasceu na Abelheira, junto ao Caminho dos Silvas, que lhe passava por trás e em casa gémea vivia a irmã Teresa que casou com Manuel Meira Gomes nascido e tendo vivido perto à Ponte Eiffel, onde agora estão umas bombas de gasolina.

A Teresa teve 7 filhos: Margarida, tanto o marido como ela enquanto solteiros, trabalharam na fábrica de carpetes; ele sempre foi motorista do Eugénio Pinheiro e ela nos tecidos. Quando casou deixou os tapetes e cuidou dos filhos: a Margarida, o Eduardo, o José Manuel, a Diana, o Paulo Jorge, o Norberto e o Luís. Todos casados e com geração à excepção de Diana que é solteira e o Paulo que se encontra separado e não tem geração. Vivem ambos com a tia Conceição.

Todos estes filhos e tios estão bem na vida apesar da numerosa geração tanto de um lado como do outro.

Agora a Conceição sente-se muito feliz com "os seus filhos" que são os dois sobrinhos que a enchem de carinhos. Uma vez no ano reúnem-se todos na Passagem de Ano com a Tia e com a Diana que é a cozinheira para as 30 pessoas que se juntam à mesa com alegria e fazem assim a passagem do ano.

Durante o ano também se encontram em algumas festas ou aniversários, mas é nas passagens do ano que é o melhor encontro que fazem a coesão da família.

Sem comentários: