AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mês de Maio- devocões a Maria, Padroeira -Procissão e Almoço convívio-Estatísticas

Mês de Maio-As devoções do Mês de Maria estão a ser celebradas às 10:00H, na Capela Jesus Maria José; às 15:00H, na Capela do Senhor do Alívio; às 17:45H na Igreja Paroquial e às 21:00H na Igreja do Carmo e na Capela de Nossa Senhora das Necessidades.

Na Igreja este ano há uma inovação, saiu-se da rotina e o mês é feito até com Missa organizada por grupos e movimentos, terminando com a exposição do Santíssimo Sacramento.

Festa do Credo realizou-se no dia da Mãe e na Missa das 11.00H. Foi uma boa festa, imagem associada à Mãe.

Festa da Padroeira-Festa das Bem-aventuranças - Comunhão Solene



Almoço Convívio da Padroeira que juntou muitos amigos paroquianos e amigos da obra, no salão de festas da Junta de Outeiro, onde também não faltaram amigos de Outeiro, o empenho da Junta de Freguesia e do próprio Pároco. Almoço convívio com 220 participantes. À organização não esqueceu o andor da Senhora de Fátima.
Vinte e cinco por cento dos participantes tinham idade inferior a 35 anos.

Lançou-se, espontaneamente, um teste e chegou-se à conclusão com uma idade média, dos presentes, inferior a 54 anos. O mais velho tinha 93 anos e o mais novo 3. O maior número era dos 60 anos para cima.

O total dos anos somados, dos presentes ao teste, era de 10.332 anos; 123.984 meses; 3.719.520 dias e 89.268.480 horas. A média das idades foi de 53,8 anos Se todos os mais novos tivessem respondido provalmente a média era inferior aos 50.


Agradece-se a colaboração da Junta de Outeiro, do Pároco, Trinca-peixe, Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro, Ameadella, Supermercado Viegas, Talho de Nª Sª das Necessidades, Vinhos Solar da Videira, entre outros. Deu um resultado aqproximado de 6.000 euros.


No dia 12, às 11:00H realizou-se a Procissão de Velas da Padroeira e, no dia 13, às 18:45H Missa Solene.

No dia 16, Realizou-se na celebração da festa da Padroeira, às 9:30H, acabando com a Procissão Solene bem diferente em honra da Senhora de Fátima. enquanto a Procissão Solene foi pela manhã, à tarde realizou-se com êxito um leilão no Centro do Bairro Jardim a favor da Igreja Nova.

Visita à obra - No dia 23, às 16:30H foi realizada uma visita à obra com a presença das autoridades e guiada pelos técnicos. As portas nesse dia e a essa hora estavam abertas para cada um apreciar a obra que está a caminhar para o fim.

Catequese - A propósito da fé a nível da catequese, com dados referentes a um inquérito lançado anonimamente, em 27/3 a 35 adolescentes, verificámos o seguinte: No Domingo anterior só 45,83% tinham participado na missa da Paróquia; 29,1% faltaram à missa, o resto não se pronunciou, nem disseram que foram a outra missa ou a outro lugar... Dos que costumam participar na Missa, 75% vão à missa porque querem, sem serem pressionados por ninguém. No entanto, menos de 12% vêm por obrigação dos pais, mas, alguns destes declararam que, no fim, acabaram por gostar da celebração ou ficaram satisfeitos e contentes.

Noutro inquérito lançado no dia anterior ao mesmo grupo e nas mesmas condições, 84% participam, normalmente, na missa da Paróquia. Outros afirmaram que não vão à missa, uns porque os pais não praticam,outros não querem ou não têm fé, 16%.

Estes afirmam que os colegas de escola, que não vão à catequese ou à missa são 44% e isso acontece mais porque não têm fé.

Dos que vão à catequese também nem todos têm fé, só cerca de 19%. No entanto, 45% entre uns e outros afirmam que os pais não têm fé ou não praticam. 35% não respondem a esta amostra. O resto têm dúvidas.

No 7º Ano, o grupo que fez a primeira Comunhão, em 2005, com 90 crianças no 2º ano, agora no 7º , só 38% fizeram a festa da Comunhão Solene. Houve algumas mudanças de residência. Nem todos abandonaram a catequese que são dez anos. A meta principal da catequese ao começar, é para educar e vivenciar … durante 10 anos, percorrendo cada ano o seu nível e o seu tema, e preparar crianças,adolescentes e jovens até fazerem uma opção cristã e receberem o Crisma, completando, deste modo, os sacramentos da Iniciação cristã.

Sem comentários: