Não parece pelo aspecto, mas está incapacitada para trabalhar. Tem 52 anos de idade, dependente de familiares, dos vizinhos e dos amigos. Uma das irmãs, a Cândida, é casada com o António Iglésias, artista em quadros a óleo e trabalhador nos Estaleiros, um dos jovens de Darque, embora mais novo, do meu tempo de futebol na Veiga de Mazarefes.
Estes doentes, em geral, precisam de muita auto-estima para o que concorre a muita compreensão da família e dos amigos para melhor levarem com razoável qualidade de vida a sua cruz até ao calvário. É que ninguém compreende, ninguém vê sinais de doença, mas ela lá está, ao que parece, num corpo muito são.
*Maria Fernanda Sampaio Carvalhido, natural de Santa Marta e esposa de Luís Carvalhido, mãe de um casal de filhos, sofredora de esclerose múltipla, agora encontra-se com melhor qualidade de vida em virtude da evolução dos tratamentos terapêuticos.
Não lhe falta o carinho do marido, dos filhos e do genro, pelo que também, psicologicamente, ajuda estas pessoas a terem estima de vida e lutar pela vida.
*Maria Correia Rodrigues Cambão, nascida a 10/05/1915, faz agora 95 anos de idade. É a única sobrevivente de 8 irmãos que todos casaram e têm geração, à excepção de um que faleceu solteiro.
É solteira, tratada pelos sobrinhos com muita nobreza. No aniversário dos 94 anos, estiveram presentes na festa quatro gerações e quase três dezenas de familiares do lado do irmão António. Muita gente encheu a casa e ela remoçou-se com tanta vida à sua volta. Com problemas, sobretudo na visão a 100%, ou quase, consegue ser feliz e viver com serenidade, com a sua empregada que lhe faz companhia, dando-lhe presença e carinho.
Para além disso, não lhe faltam primos como todos os Cambões da Abelheira até ao terceiro ou quarto grau, pelo menos.É filha de António Cambão e Tomásia Correia.
*Rita Guerreiro - De passagem pela Rua Ramalho Ortigão, encontrei a entrar num carro um casal de quem levava muito tempo que não o via. O Cesário Lima, reformado da Repartição das Finanças e a Rita Guerreiro que foi funcio-nária do Registo Civil e depois da Conser-vatória do Registo Predial.
Encontram-se a viver em Vila Nova de Cerveira, de onde é natural a Rita. São Cursistas; na Paróquia foram leitores e a Rita foi Vicentina e, como tal, Presidente do Conselho Central de Viana do Castelo.Uma ligeira conversa a recordar o passado e a reconhecer o presente para criar uma boa esperança.
*Entretanto, passa no passeio daquela rua o senhor António Lima Araújo acompanhado das suas filhas. Esta é uma imagem que já tenho visto e revisto. Chama-me a atenção o afecto, o carinho que o senhor Araújo, bastante limitado, tem pelas suas filhas. Ele é um pai muito estimado pelas filhas para sentir menos a solidão e o peso das limitações, da idade e da doença. Um gesto nobre que não registei digitalmente, mas que guardo no coração e na mente com muita alegria. Aproveitei para os cumprimentar e estar com eles um bocadinho. No fim da vida, os pais têm os filhos como criaram, formaram e educaram.
*Maria Angelina Vieira Gonçalves Preza Sales, filha de Raul Gonçalves Preza e de Maria Teresa Vieira Gonçalves Preza, natural de Santa Maria Maior, com residência de casa própria à Rua da Bandeira, familiar do Dr. Paula Santos, encontra-se no "Hotel de 5 Estrelas?", toda feliz, bem acarinhada, e acompanhada pela Cristina Silva.
*Maria Angélica Martins Lopes de Castro Lomba é filha de Domingos Rodrigues Lopes e de Henriqueta Tinoco Lopes. A sua mãe era filha do pintor Ruben Martins e neta do famoso Julian Martinez, de origem espanhola que fixou residência na Abelheira, na famosa casa do Capitão que hoje é do empresário Vitorino, de Vila Fria.
O Ruben Martins era um homem de muito respeito na cidade; não só pintava como se dedicava à escultura e colaborava no jornal “Aurora do Lima”.
A Angélica, é irmã de Henriqueta e de Odete que se encontra viúva como ela, deixando 4 filhos.
Diz a Angélica, com 81 anos de idade, viúva de Miguel de Castro Lomba, despachante da Alfândega de Lourenço Marques que é mãe de 5 filhos: o José Manuel; o Rui, falecido muito novo; a Helena; a Paula; o Luís. Todos casaram e com geração. É avó de 7 netos.
Sem comentários:
Enviar um comentário