AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Visitas de Domingo

anco, professora primária, desde 2006 à espera da reforma, segundo ela, com um diagnóstico pelos médicos competentes muito complicado.












Não parece pelo aspecto, mas está incapacitada para trabalhar. Tem 52 anos de idade, dependente de familiares, dos vizinhos e dos amigos. Uma das irmãs, a Cândida, é casada com o António Iglésias, artista em quadros a óleo e trabalhador nos Estaleiros, um dos jovens de Darque, embora mais novo, do meu tempo de futebol na Veiga de Mazarefes.

Estes doentes, em geral, precisam de muita auto-estima para o que concorre a muita compreensão da família e dos amigos para melhor levarem com razoável qualidade de vida a sua cruz até ao calvário. É que ninguém compreende, ninguém vê sinais de doença, mas ela lá está, ao que parece, num corpo muito são.



*João Carvalhido, depois de um acidente vascular cerebral sobrevive tratado pela sobrinha Conceição Carvalhido, Catequista e Ministra Extraordinária da Comunhão, que assiste a vários doentes da zona da Abelheira. A Conceição não está só, tem a colaboração do irmão Zé, da Madalena e dos outros, para além dos sobrinhos. O João é tratado com cuidados de 5 estrelas.

*Maria Fernanda Sampaio Carvalhido, natural de Santa Marta e esposa de Luís Carvalhido, mãe de um casal de filhos, sofredora de esclerose múltipla, agora encontra-se com melhor qualidade de vida em virtude da evolução dos tratamentos terapêuticos.

Não lhe falta o carinho do marido, dos filhos e do genro, pelo que também, psicologicamente, ajuda estas pessoas a terem estima de vida e lutar pela vida.

*Maria Correia Rodrigues Cambão, nascida a 10/05/1915, faz agora 95 anos de idade. É a única sobrevivente de 8 irmãos que todos casaram e têm geração, à excepção de um que faleceu solteiro.

É solteira, tratada pelos sobrinhos com muita nobreza. No aniversário dos 94 anos, estiveram presentes na festa quatro gerações e quase três dezenas de familiares do lado do irmão António. Muita gente encheu a casa e ela remoçou-se com tanta vida à sua volta. Com problemas, sobretudo na visão a 100%, ou quase, consegue ser feliz e viver com serenidade, com a sua empregada que lhe faz companhia, dando-lhe presença e carinho.

Não lhe faltam sobrinhos, para além dos da casa, filhos do seu irmão António que casou com Rosa Moreira, dos Piscos de Perre, conhecida pela Rosa do Outeiro, irmã do António do Outeiro que vivia nos limites da Abelheira com a Meadela, todos oriundos dos Piscos, de Perre.

Para além disso, não lhe faltam primos como todos os Cambões da Abelheira até ao terceiro ou quarto grau, pelo menos.É filha de António Cambão e Tomásia Correia.

*Rita Guerreiro - De passagem pela Rua Ramalho Ortigão, encontrei a entrar num carro um casal de quem levava muito tempo que não o via. O Cesário Lima, reformado da Repartição das Finanças e a Rita Guerreiro que foi funcio-nária do Registo Civil e depois da Conser-vatória do Registo Predial.
Encontram-se a viver em Vila Nova de Cerveira, de onde é natural a Rita. São Cursistas; na Paróquia foram leitores e a Rita foi Vicentina e, como tal, Presidente do Conselho Central de Viana do Castelo.
Uma ligeira conversa a recordar o passado e a reconhecer o presente para criar uma boa esperança.

*Entretanto, passa no passeio daquela rua o senhor António Lima Araújo acompanhado das suas filhas. Esta é uma imagem que já tenho visto e revisto. Chama-me a atenção o afecto, o carinho que o senhor Araújo, bastante limitado, tem pelas suas filhas. Ele é um pai muito estimado pelas filhas para sentir menos a solidão e o peso das limitações, da idade e da doença. Um gesto nobre que não registei digitalmente, mas que guardo no coração e na mente com muita alegria. Aproveitei para os cumprimentar e estar com eles um bocadinho. No fim da vida, os pais têm os filhos como criaram, formaram e educaram.

*Maria Angelina Vieira Gonçalves Preza Sales, filha de Raul Gonçalves Preza e de Maria Teresa Vieira Gonçalves Preza, natural de Santa Maria Maior, com residência de casa própria à Rua da Bandeira, familiar do Dr. Paula Santos, encontra-se no "Hotel de 5 Estrelas?", toda feliz, bem acarinhada, e acompanhada pela Cristina Silva.



Basta ver a foto para se verificar que se encontra feliz e bem tratada.

*Maria Angélica Martins Lopes de Castro Lomba é filha de Domingos Rodrigues Lopes e de Henriqueta Tinoco Lopes. A sua mãe era filha do pintor Ruben Martins e neta do famoso Julian Martinez, de origem espanhola que fixou residência na Abelheira, na famosa casa do Capitão que hoje é do empresário Vitorino, de Vila Fria.


O Ruben Martins era um homem de muito respeito na cidade; não só pintava como se dedicava à escultura e colaborava no jornal “Aurora do Lima”.

A Angélica, é irmã de Henriqueta e de Odete que se encontra viúva como ela, deixando 4 filhos.

Diz a Angélica, com 81 anos de idade, viúva de Miguel de Castro Lomba, despachante da Alfândega de Lourenço Marques que é mãe de 5 filhos: o José Manuel; o Rui, falecido muito novo; a Helena; a Paula; o Luís. Todos casaram e com geração. É avó de 7 netos.




Sem comentários: