AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Esgrima em VIana


Há velhas tradições desta área do desporto na cidade.Dezenas de anos antes de 25 de Abril havia o Centro de Esgrima da Mocidade Portuguesa.


O Sport Club Vianense foi uma das primeiras Colectividades a inscrever-se na Federação Portuguesa na modalidade de Esgrima.

Um vianense, o Luís dos Santos Braga, nascido em Monserrate começou a praticar esgrima no Colégio Militar, entre 1930 e 1934. Tanto se apaixonou por este desporto que nunca mais o deixou e várias vezes foi vencedor de provas nacionais. Regressando a Viana tomou conta do Centro de Esgrima da cidade com várias equipas. Depois... célebre política... Após a Revolução de Abril retomou a Escola em 1978 e pela primeira vez, apareceram raparigas de Viana a ganharem provas femininas e foram campeãs nacionais.

Viana sempre teve bons lugares nacionais, mesmo como campeões nacionais, europeus e particulares nas várias áreas desta modalidade.

Daqui da Paróquia recorda-se ainda praticantes daquele tempo, pelo menos de: José Luciano, Rui Lajoso, Carlos Rodrigues, Victor Nunes, Mário Rodrigues, Pedro Carvalhido, Eugénia Queiroz, Margarida Costa, Fernanda Domingues, Irina e Carmo Morais.

Ainda este ano esta equipa, que se apresenta põe Viana no topo.

Parabéns.

Sem comentários: