O nosso leito agora para descanso do dia a dia de trabalho continua a ser algo que tem a ver com a água. Sem ela não vivemos, sem ela não dormimos, sem ela não temos vida privada.
Como todas as palavras da raiz cam, ou Camb que significam curvo, torto, na língua celta ou ribeiro.
Todos se recordam das antigas camas, muitas vezes com colchões enchidos de palha centeia e nunca era tão direitinha como hoje. Às vezes tinha as suas curvas, covas ou altos, um pouco elevado do chão com uma armação em ferro ou madeira. Uma cama ibérica era ainda mais parecida com uma esteira, mas é desse leito que deu cama em latim. E ao fim de um bom dia de trabalho que faz feliz e realizado o homem precisa dela para descanso, ou como o ca/tre mais duro para as costas e que virá do malaio ka/ttil. O ca/tre é uma cama pobre. É como um estrado pequeno e estreito.
Os cã, e os cam, os seus filhos, eram os camitas que foram os primeiros a emigrarem e a chegarem à Península Ibérica, antes dos indo-europeus, os descendestes de Noé, segundo a Bíblia e alguns autores.
Assim há palavras de que ainda ninguém se ou a contestar-me que começadas por a ou acentuadas na segunda sílaba,têm a ver com água.
Não sei se referi anteriormente mais estas palavras de diversas línguas sobre a palavra casa:
Namo
Heime
House
Abode
Laman - Utama
Baile
Praesent
Hasiera
Hatan
Sakuns
Naar
Hwis
Da(a)damu
Acasá
Haus
Maison
Casa
A própria palavra leito pode significar casa e leito. É também um lugar por onde corre um rio ou qualquer curso d'água.
Topónimos:
Faiyum
Asuit
Aswan
Dahwia (oásis)
Kharga (oásis)
Cairo
Damanhur
Mansurah
Tanta
Zafaran
Safaga
Marsa Alem
Gaza
Sharm (oásis)
Farafra (oásis)
Kafr
Sem comentários:
Enviar um comentário