AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Rio Caima e Vale de Cambra, Águda e Caramulo,Camalo,Camelo

Já por lá andei, mas não conheço a região. O meu amigo Oliveira Martins é que me deu algumas ilustrações de pormenor.

O Caima é um afluente do Vouga do lado direito e nasce na Serra de Freita. A 500m tem a maior queda de água na Europa 60 metros de altura. É conhecido pela frecha de Mizarela.


O Alfusqueiro é o afluente do lado esquerdo do Vouga.
RIO CAIMA

Mais:


"O Caima é um rio português que nasce na Serra da Freita, na freguesia de Albergaria da Serra, a uma altitude de cerca de mil metros. Pouco depois da sua nascente, este forma uma queda de água com mais de sessenta metros de altura, que dá pelo nome de Frecha da Mizarela. No seu percurso, passa por Vale de Cambra, atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis, indo desaguar na margem direita doVouga, junto da povoação da Sernada do Vouga.


Caima


Comprimento


50 km


Nascente Serra da Freita




Altitude da nascente


900 m


Débito médio


N/D m³/s


Foz


Vouga




Área da bacia


196 km²


Delta


N/D






O rio Alfusqueiro é um rio português, afluente do Rio Águeda que nasce na serra do Caramulo no concelho de Vouzela perto de Carvalhal de Vermilhas; passa por Cambra, Campia, Destriz e Préstimo indo desaguar no rio Águeda depois de atravessar os municípios de Vouzela,Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Águeda.


Cambra, assim chamada por ter nascido e crescido ao longo do rio Cambar, hoje rio Alfusqueiro, é uma das maiores freguesias do concelho de Vouzela, distribuída pelos seguintes lugares: Cambra (Igreja), Cambra de Baixo, Levides, Mogueirães, Pés-de-Pontes, Paredes Velhas, Caveirós de Baixo, Caveirós de Cima, Confulcos, Tourelhe, Corujeira, Santa Comba e Chã.


Situada na encosta noroeste da Serra do Caramulo, também conhecida por “Cambra da Serra”, para que não haja confusões com a zona de Vale de Cambra, tem por padroeiro São Julião e foi entregue no concelho a que pertence por decreto datado de 2 de Novembro de 1876.


Consta que esta freguesia foi uma honra antiga, com origem em tempos anteriores à própria nacionalidade e sabe-se que, no ano de 1002, num documento, há referência a rivulo cambar."




Vale de Cambra é uma povoação do vale do Caima, antigamente do rio Cambra, em Vouzela, do Camo, Camalo, Camara (Cambara).

Existiu na mitologia da Galiza a divindade Camalo.

Camara, Cambra (Cambara)

Base – Cano, Cambo

Divindade Camalo ou camelo na Galícia

... Se o Apóstolo Tiago veio à Caliza trazer a mensagem cristã também a Galiza foi a primeira  a amar, no entanto, muitos continuaram a  seguir os primitivos deuses como a a fazer oferendas ao  "Camel Bak", uma divindade pagã.

É possível que a festa dos Reis em Espanha tenha tomado as proporções que tomou em virtude de vingar o Camelo dos Reis do Oriente e o Camel,ou o Camalo, pagãos, no dia de Reis....?
Aras a Camalo aparecem e segundo autores no litoral galego a a Aveiro.

Sem comentários: