AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Meteorito em Mazarefes, chuva de estrelas, estrelas que se movem

Em 1970, encontrei uma pedra especial branca e pequena como um figo, mas pesada em Mazarefes, nos Raindos, precisamente, no Calvete, um local onde, quando havia tempestades com trovoadas, havia sempre pinheiros esfolados ou rachados ou cortados por faíscas.


A pedra estava perto de um buraco que parecia uma caratera.

Mostrei-a ao Arqueólogo vianense José Rosa Araújo que logo me disse que devia ser um meteorito. Levei-o ao local ele ficou sem dúvidas e guardei a pedra com muito zelo.

Quando outro dia se falava da “chuva de estrelas”, de mudanças de estrelas que muitas vezes, quando era criança observava, logo pensei nesta pedra que tinha guadada e como aqui aparece nas fotos.





Pode parecer um figo, uma cebola...


















O que é  um meteorito...alguns não sabem o que isso é.

Ora trata-se de um fragmento de restos de planeta desfragmentado que pode variar de tamanho desde poeira a quilómetros de diâmetro.

Há três espécies de meteoritos (aerólucos), os rochosos , os metálicos (sideróditos) metálico rochosos (siderólitos) como deve ser este porque pesa muito para o corpo e textura que tem.

Sem comentários: