Um batente de uma porta de Barcelona
O único na minha coleção de batentes de porta por onde tenho andado neste mundo.Trata-se de um aro retorcido e arestado de ferro fundido comprido e quadrilátero retorcido, dependurado por uma anilha com base própria e presa por imitação de um prego de cabeça losangular num dos lados, e do outro lado uma forma piramidal de quatro lados.
Toda ela se encontra sobre uma grande base trabalhada em forma de quadrado com uma cruz ao centro e no centro da cruz um desenho de um óculo de porta. A cruz faz parte da peça envolvente e é estreada interiormente em toda a volta com uma forma dentada e com pequenas cabeças de prego e os quatro maiores ovados a fazerem a cruz. Exteriormente há uma base encimada por uma cruz grega e em forma losangular aparecem os pregos ou botões de flores e dois laços em cada ponta.
Não se vê a espera do batente, mas é pesado e levantado por uma prega, basta deixá-lo cair para fazer barulho que chegue para quem é chamado poder responder.
Mais importante do que a minha apreciação é naturalmente a imagem feita em 30 de Junho de 2012.
Este é um outro hexagonal redondo suportado por uma anilha bem rebostecida. Na frente vê-se um rendilhado de volutas. A espera é o pé de uma cruz, tudo sobreposto numa base de arranjo visual e com um floral neoclássico.
Um outro batente não retorcido, tipo rosca das romarias, mas estreado e enfiado na base ou anel que é uma argola.
A cabeça do leão é comum servir de base e de de eixo para a asa do batente estreado também, mas este leão encontra-se de boca semiaberta e de forma de quem chama e grande cabeça com o pêlo à sua volta e completamente desligada. A espera não se vê nem há ligação à base, até parece não a ter, nem base da espera.
2. Peça bonita sobretudo pela envolvência da base e os maxilares do leão servem de eixo do batente.
3. Um batente mais simples no campo interior com uma visibilidade muito boa da espera do batente da mesma forma preso à boca do leão e uma asa com um espelho em forma de cabeça humana feminina.
Aqui observa-se bem o trabalho rendilhado da base do batente como da espera. Uma composição bonita que me seduziu.
2. Uma linda base de um batente redondo e estreado que se mobiliza num anel preso à base, com uma espera também linda.
3. Este é um exemplar único do mesmo género, mas com uma abastada e nobre base.
4. Visor.
5. Uma base onde falta o batente, mas observa-se o local do eixo e da espera.
6. Base e batente de forma geométrica bem pesado sobre a espera.
7. Base ovalizada como que uma folha e uma flor com um batente preso pelo pescoço e batendo com os membros anteriores.
8. Um batente hexagonal suspenso numa argola e rematando sobre o batente com um laçarote.
9. Um batente diferente com uma envolvência fora do comum quanto à base quanto ao aro hexagonal com 6 laços simples e uma cruz pintada de vermelho em cima o aro no local que bate na espera. Encontra-se suspenso também de uma forma segura, mas leve e rematada em forma de laçarote.
10. Um batente normal muito comum em todos os lados.
Bater com suavidade também para não ferir a maçã.
11.
Curiosa base sem o batente, ma com a espera e o lugar do eixo.
12. Um batente preso a uma base que contém embora não se veja a espera.
13. Este exemplar é único que eu conheço. Dois cães na base para enfeite onde o martelo tem o seu eixo e a espera onde o martelo bate. Folhas de acanto envolvem a base.
Sem comentários:
Enviar um comentário