AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Capela de S.João Baptista na freguesia da Abelheira - Capela do Senhor do Alívio

São João. - Esta festa celebrava-se, desde 1528, todos os anos, por iniciativa camarária, na capela da mesma invocação, situada na Abelheira. Foi instituída para honrar o santo do nome de D. João III, o rei que restituiu os privilégios à Vila, que andavam meio suspensos desde o ano de 1506, altura em que desobedeceram ao monarca, queimando as duas embarcações de trigo, quando se preparavam para levantar ferros do porto desta Vila em direcção a outras partes do Reino. Em 1553 foram corridos, no adro da capela, 6 touros "muito bons". Os moradores desta freguesia estavam obrigados pela Câmara a fazer fogueiras às portas e janelas. O Município participava com bandeira, acompanhada de dois oficiais, que recebiam propinas. No ano de 1605, gastou-se 20.000 rs., "com os nobres que vam acompanhar a bandeira da camará que no dyto dia vay a sam joham, que está na freguesia dabilheira ". Em 1610 foi autorizada a despesa de 10.000 rs." " na missa e festa em dia de saom johom baptista dabilheira " 22.


22. F.G., 109; CR., 6, 13; idem, 3, 51; idem, £ 61; LA, 1553, 2, 56; idem, 1531, 1, 57; L.R.D., 1587, 45; idem, 1605, 28. in “O Foral de Viana” de Manuel Fernandes Moreira.




Capella de S. João d`Abilheira
Fundada em 1300. O anno de 1708 refere-se ao tempo em que se fez algum reparo interior.
É tão antiga que já no tempo de D. João Iº falecido em 1433 ordenou ao senado da Camara fosse em acto da Camara no dia do Santo dizer na referida Capella uma missa rezada e capellão do mesmo senado que consignou um certo estipêndio. Era costume sobir o senado á corterã montado em bravos cavallos, e mais comitiva girando pelas ruas principais.
Finda a festa tomavam uma refeicção nas casas da quinta da Administrador d’esta Capella. Hoje creio que nem uma missa se Diz no dia do Santo!
Tem um altar-mor para o qual se entra por uma porta nascente na qual se lê a era de 1708. Dentro ha vestígios d`antignidades. Ha antiga porta que tem a figura de um arco com uma cruz no topo. Tem um cruseiro moderno no pequeno terreiro que ha em frente da capella e para o qual se sobem 5 degraus, e fica ao lado do norte.
Na Capella ha uma porta que deita para a Quinta da Capella que foi inteiramente reparada em 1841.
..........ha um carneiro que cobria uma campa com umas ............. .. que João Coelho de Castro............................n’ella ........com pés.

                                                                                                                                           mnuscrito (de um copista?) dos fins do Séc. XIX.

Sem comentários: