AVISO
Meus caros Leitores,
Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.
A partir de agora poderão encontrar-me em:
http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com
Obrigado
Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.
A partir de agora poderão encontrar-me em:
http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com
Obrigado
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Cavalo de Troia para o novo Forum da Abelheira, exposição, Viana , Atelier da Paróquia de Nª Sª de Fátima
O “Cavalo de Tróia" surgiu como que um símbolo representativo do grupo de amigos que frequentavam o ateliê de pintura da Paróquia de Na Sa de Fátima.
A sua construção baseia-se no processo utilizado para a construção das cabeças dos gigantones, passando pelas
fases que se retratam na capa do catálogo da exposição. Esta arte remonta aos finais do século XIX, quando o
administrador do Concelho de Viana do Castelo, Luís Valença viu pela primeira vez em Santiago de Compostela as figuras gigantescas dos príncipes Fernando e Isabel, que por essa altura das festas de Santiago desfilam em frente da Catedral, trazendo essa ideia para cá.
Desde aí tomou-se um quadro característico da Roma¬na de Nossa Senhora D'Agonia, atraindo à Praça de Repú¬blica uma grande quantidade de forasteiros para apreciar a revista de Gigantones e Cabeçudos"
É de referir ainda que estas figuras desfilavam à frente das procissões do Corpo de Deus, como que afugentando os maus espíritos. Presentemente essa tradição já não se verifica.
Este, apresenta-se portanto, como uma variante aos cabeçudos tradicionais que desfilam nas festas de cidade, com a diferença de não serem transportados por uma pessoa.
A sua elaboração parte de uma estrutura construída por tiras de cartão entrelaçadas e agrafadas, sendo posteriormente coberta com tiras de jornal coladas, levando várias camadas, sendo feito o acabamento com uma camada de gesso e cola, sendo pintado de seguida e no final de tudo pintado e decorado, leva uma camada de verniz para lhe dar brilho e o impermeabilizar. O restante corpo foi feito em ferro redondo com uma espessura de 12 mm, a cauda é feita e cabo de alumínio, a trança é de tecido. A base faz lembrar o célebre Cavalo de Tróia. Manuel Valença
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário