AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Exposição do atelier de pintura e desenho da Escola de NªSª de Fátima alguns dos trabalhos e alguns dos artistas, faltam muitas crianças

Senhor Padre Coutinho,


A Exposição decorrerá ao longo de todo o mês de Agosto no Viana Welcome Center (Posto de Turismo Municipal)- local que será ocupado a partir de 30 de Agosto e até 30 de Setembro pelos nossos valorosos "Cavaleiros do Pigmento" e os trabalhos dos Ateliers de Artes da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima: Ao fundo da Avenida dos Combatentes, no centro do relvado da rotunda que fica em frente à Praça da Liberdade. Curiosamente, hoje mesmo, à tarde, recebi a visita muito amável de algumas das senhoras que trabalham na Loja das Bonecas, quando procedia à instalação das últimas aguarelas na Galeria, e tive grande alegria em perceber a felicidade que experimentaram em "ver" pela 1.ª vez, p.ex.º, a Igreja de Nossa Senhora de Monserrate, o mosteiro de São Bento e seus lindos arredores, ou as magníficas obras do conventinho de São Francisco do Monte.....e o brio e a saudável carolice com que saíram ornadas depois que, tão justamente, se lhes devolveu um pedaço da sua Memória Colectiva.....

- Da Nascente à Foz:



Se foi passo ágil o cavalgar do plano à acção, mais rápido e fácil foi o congregar das vontades, do trabalho e das ambições, para dar a um sonho as velas desfraldadas para a sua navegação em mar largo…


Um punhado de pessoas, com idades entre os sete e os setenta e sete, propunha-se quebrar amarras e iniciar estudos "sérios" nos campos do Desenho e da Pintura, que respeitassem o carácter de uma prudente iniciação, evidentemente, mas que, em simultâneo, proporcionassem o exercitar ou mesmo o despertar das vocações artísticas mais ou menos adormecidas, a aprendizagem das gramáticas disciplinares, a conquista de algumas mais-valias no campo das tecnologias artísticas, tudo isto dentro dos limites da livre fruição de uma saudável camaradagem que fosse crescendo enformada num clima de trabalho inspirado, profícuo e honesto …


Logo desde o início presente nos seus espíritos estava a vontade de combater a fria solidão que, cada vez mais, nos vai separando - a todos - do justo convívio social, tornando irmãos em desavindos, vizinhos em estranhos. E contavam - fonte permanente de ânimo! - com o nosso querido Pároco, Revmo. Padre Artur Coutinho que, com o seu particular entusiasmo e generosidade, os apoiava e incendiava nos propósitos, oferecendo todas as condições indispensáveis para que este elevado ideal fosse cumprido.


Rápidamente, pois, passaram às obras: - Sacrificando duas noites por semana - tanto de Inverno como de Verão - dando-se todos uns aos outros, e tornando-se em mais que amigos, em verdadeiros companheiros de jornada nesta peregrinação que é a Vida.


Os frutos de tão deleitoso pomar aí estão para provável deleite de muitos e saudável exemplo para todos. Porque todos estes aqui apresentados, dos mais pequenos aos mais crescidos, merecem o nosso aplauso e a nossa reverência, porque todos eles grandes no querer e no fazer!...


Américo Carneiro

(...Gostei do texto que me enviaste, mas está a dar a entender que tudo acabou. Já chegou à foz.)
 
Muito grato pelo amável mail, envio cumprimentos, e acho muito útil e compreensível a "achega" que me oferece em relação ao texto:- Efectivamente, tem toda a razão, a foz de um rio parece significar o fim de um rio ...........à primeira vista, numa primeira leitura! Mas o que perpassava o meu espírito, quando o escrevi, significava o oposto : - Assim como a vida humana alcança a sua foz - a morte - alçando-se a uma vida superior - A do Céu, se tal o merecer....; Assim, tal e qual, estes bravos "Cavaleiros", que agora apresentam públicamente os " primeiros frutos do seu belo pomar", poderão provar, DORAVANTE, fortalecidos e apetrechados por um primeiro patamar no exercício das Artes, mais altos voos, horizontes mais largos! Com os rios é assim, eles dissolvem-se nos grandes Oceanos para atingirem a sua plenitude!
 


Cavaleiros do Pigmento



Depois da fundação, na Paróquia, de um movimento missionário, surgiram várias actividades de proximidades heterogéneas de diversificados actos que muito proveito pastoral têm trazido à Comunidade.


A criação de vários ateliers : pintura, desenho, música, equitação, trabalhos em palhinha, defesa pessoal, dança e visitas, diálogos sem olhar à raça, à política, à religião, à cultura... descobrimos o próximo que desconhecíamos. Enraízam-se laços de proximidade, de vivências, amizade, de fraternidade e comunhão que quebram a solidão, a estagnação e descobrem em conjunto objectivos e razões bem mais felizes para a vida de cada dia.


O atelier de desenho e pintura é disto um bom exemplo, daí chegaram ao ponto de fazerem uma exposição de trabalhos realizados com o nome de Cavaleiros do Pigmento. Só entenderá estas palavras se for optimista e não profeta da desgraça que vão aparecendo para se criarem o inverso e a morte prematura das suas vidas.


Chegaram à foz, como diz o Américo Carneiro, como um rio, mas “a foz não é o fim do rio. O que perpassava no meu espírito, quando o escrevi, significava o oposto : - Assim como a vida humana alcança a sua foz - a morte - alçando-se a uma vida superior - A do Céu, se tal o merecer....; Assim, tal e qual, estes bravos "Cavaleiros", que agora apresentam publicamente os " primeiros frutos do seu belo pomar", poderão provar, DORAVANTE, fortalecidos e apetrechados por um primeiro patamar no exercício das Artes, mais altos voos, horizontes mais largos! Com os rios é assim, eles dissolvem-se nos grandes Oceanos para atingirem a sua plenitude!”


Estou contente e louvado seja Deus por tão arautos da fé que me acompanham e me dão também muito entusiasmo.


Parabéns!... Padre Artur Coutinho








~





























Tantos trabalhos expostos durante todo o mês de Setembro.


Bela iniciativa inaugurada ontem às 17 horas da tarde.



É uma exposição  de alunos de uma iniciativa particular e sem


apoios do Estado. Também não foram pedidos porque, como



 estas, tem a Paróquia muitas outras...



e parece que  são



reconhecidas ou vistas com olhares política ciumenta.


*

"Não se pode ver alguém com uma camisa


lavada,


mas se for pobre e de camisa suja, serás


 desprezada"






Sem comentários: