AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 18 de setembro de 2010

Uma História de Vida- JRL

"O artista Albino Rodrigues Lima adormeceu com a sono do justo ao cair da tarde, no dia 4 de Setembro, com 78 onos de idade. Partiu serenamente para junto de Deus, indo encontrar-se com o pai Emídio, a mãe Maria e o irmã Albertina.


Na sua História de vida a arte ocupou um lugar cimeiro. 0 seu espírito sonhador e de rara sensibilidade estética, levou a materializar "a arte como epifania do mistério". Como escreveu o sobrinho Jorge," era um tio que amava os artes, os livros, o sol e os sobrinhos". A ternura e o humor eram uma constante, bem como o cuidado com as árvores, de modo especial as laranjeiras plantadas por ele e que davam frutos saborosos.





Desde ajudante de missa do antigo Reitor de Vila de Punhe, Padre Júlio Cândido da Costa, até ao Curso de Modelador e Entelhador, da então Escola Industrial e Comercial de Viana do Costelo, fez tudo com distinção. Dando continuidade à tradição familiar dos "LIMAS" seguiu a arte escultórica: modelou e esculpiu. São de sua autoria as estátuas graníticas do Sagrado Coroção de Jesus e Sagrado Coração de Maria, colocadas no adro de Vila de Punhe; a imagem de Nossa Senhora de Fátima, do Convento dos Missionários Passionistas, em Barroselas; a escultura de Santa Ana, em São Romão do Neiva; e a escultura em mármore de Nossa Senhora da Assunção, em Riba de Ancora.

É de referir que o seu pai Emídio e o Albino esculpiram no mármore de Vila Viçosa os querubins que se encontram no Templo Monumento edificado em Santo Luzia, executando os modelos do escultor Leopoldo de Almeida.

A sensibilidade de Albino Lima que a partir de certa idade ultrapassou "as fronteiras do território, do espaço, do tempo e dos cânones", manifestou-se ainda na poesia, sendo de citar os poemas "0 Santo" e "0 Zé do Telhado". 0 Albino, porque estudioso, conhecia: "a beleza é para dar entusiasmo ao trabalho, o trabalho e para ressurgir". Ficou-nos o seu legado de emoções, sentimentos, sonhos, sabedoria, serenidade, criações e uma imagem multifacetada onde a arte escultórica ocupou "dimensão transcendente e imanente".

-A história de vida de Albino Rodrigues Lima será sempre recordada como uma memória singular e única, era ele, com "a sua alma, olhares artísticos, descobrindo formas de beleza e percorrendo caminhos íntimos".
 
Este foi o último escultor de Santa Luzia.

Sem comentários: