AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Berço em comunhão com o Ambiente - Heróis anti-poluição

O Berço em comunhão com o Ambiente


O Berço é um Centro de Acolhimento Temporário que recebe crianças e jovens, vítimas de maus-tratos e negligência severa, pertencente ao Centro Social e Paroquial de Nª Sª de Fátima, sedeado em Viana do Castelo.

O Berço acolhe actualmente 20 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos, às quais tudo faz para proporcionar um ambiente afectivo estável, de forma a transmitir a segurança e estabilidade emocional necessárias a um desenvolvimento sadio e uma construção positiva da identidade. Para que tal seja possível, o Berço aposta num projecto baseado em planos de prevenção e de promoção, que ajudam as crianças a ultrapassarem todas as adversidades que a vida lhes colocou e a prepararem-se para acreditar num futuro feliz.

Destes planos faz parte, entre outras actividades, a programação das actividades de Verão. Nestas férias de verão estamos a desenvolver com os nossos meninos um Projecto de Sensibilização e Educação Ambiental.





Pretendemos com este projecto, principalmente Educar e Sensibilizar para a importância da temática Ambiental e a sua visão integrada no mundo, no tempo e no espaço. As crianças poderão dessa forma melhor compreender e conhecer os fenómenos naturais, as acções humanas e as consequências dessas acções para com a sua espécie, para outros seres vivos e para o ambiente.





É fundamental que todas as crianças desenvolvam as suas potencialidades e adoptem posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, num ambiente saudável.







Neste projecto cada um assumirá um papel central, através do desenvolvimento de habilidades, atitudes, de uma conduta ética, participará activamente no diagnóstico dos problemas ambientais da região e não só, assumindo uma atitude crítica e tentando encontrar algumas soluções para os problemas encontrados e levantados durante o projecto.



Trajados sempre a rigor com as nossas t-shirts dos “Heróis Anti-Poluição”.







1ªFase do Projecto:

Aquisição de conhecimento, reflexão e análise sobre a problemática Ambiental.



• Começamos o Projecto por uma sessão de Educação Ambiental, onde aprendemos muitas coisas sobre o ambiente e sobre a poluição.





• Em seguida fizemos uma visita a Resulima para perceber melhor os 3R’s que ajudam a proteger o Ambiente: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.







• Pensamos muito sobre aquilo que aprendemos e decidimos tornar o “Berço” mais ecológico e construímos ecopontos para a nossa casa.









• Depois de aprender o que é a poluição, começamos a observar melhor à nossa volta e ao longo dos nossos passeios verificamos que havia poluição em todo lado, ficamos tristes pois esta é a nossa cidade, então decidimos que deveríamos agir!







• Queríamos saber onde estava a Poluição e procuramos nas praias e… sim ela estava lá!









• Procuramos nas ruas da nossa cidade e … sim ela estava lá!







• Também encontramos poluição nos nossos montes!















• Até o nosso Rio estava poluído!







• Visto isto, só havia uma coisa a fazer, arregaçar as mangas e sair de casa para limpar o planeta… começando pela nossa cidade!

















2ªFase do Projecto:

Intervir, proteger o ambiente e sensibilizar a comunidade.





• 1ª Missão: Campanha de Limpeza da Praia do Cabedelo.







• Trajados a rigor e com vontade de marcar a diferença viajamos de Ferry até a Praia do cabedelo…









• Com apoio da Junta de Darque equipamo-nos com luvas e sacos e começamos a nossa 1ª missão: “Limpar a praia do cabedelo e dar o exemplo aos banhistas”.







• E toca a trabalhar…limpar e limpar para a nossa praia salvar!















• Miúdos e graúdos juntos por uma boa causa.







• No final da tarde estávamos cansados mas valeu a pena! Com a ajuda dos nossos amigos vale sempre a pena trabalhar para o ambiente.

Obrigado pelo apoio Dona Rosalina da Junta de Darque, Dra. Matilde, e Dra. Flora.

Sem comentários: