AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 8 de março de 2012

No Ciberdúvidas Merufe, Merlim e Merim- ver neste blog opiniões mais ancestrais

Agradeço ao dr. Albino Ramalho ter-me remetido esta resposta do ciberdúvidas que muito me satisfaz.

A origem de Merufe, Merim e Merlim

Albino Ramalho

24 fev (13 dias atrás)

para mim

Veja isto que lhe interessa.  Retirado de Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

[Pergunta | Resposta]
A origem de Merufe, Merim e Merlim

[Pergunta] Qual a origem de Merufe, Merim e Merlim?

 Artur Coutinho:: Presbítero :: Viana do Castelo, Portugal

[Resposta] O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (vol. II, Lisboa, Livros Horizonte, 1987), de José Pedro Machado, dá-nos os seguintes esclarecimentos sobre a origem (e a evolução) dos nomes próprios apresentados pelo consulente:
— Merufe (topónimo de Monsão) é uma variante «do topónimo Marufe (de Viana do Castelo) – cuja origem parece remeter para Marulfi (villa), genitivo do antropónimo Marulfo, de origem germânica, de Mahaswulfs», ou de um germânico Mer-ulfus, como propõe Piel.
Em 1258, tem a forma de Meruffi (Inquisitiones, in Portugaliae Monumenta Historica, pp. 372 e 375), mas em Scriptores (in P. M. H.) ocorre já com a forma atual – Merufe.
— Merim (topónimo de Monsão, Ponte de Lima; com a forma Merín, na Galiza) deriva «de Merini (villa), genitivo do antropónimo Merinus (em 1028, em Diplomata et Chartae, p. 163)».
— O topónimo Merlim ou Merelim (de Braga; com a forma Merlin, na Galiza) é de origem obscura. Coloca-se a hipótese de derivar de Merlim ou estar mesmo relacionado com o nome Merellus, provavelmente de origem germânica.
 Eunice Marta:: 22/02/2012

Consultar Merufe neste blog e também Merlim

Sem comentários: