AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 30 de março de 2012

Páscoa doce ou Páscoa amarga (vinagre ou água)- dor ou prazer- derrota ou vitória - tristeza ou alegria - espinhos , rosas...

























Uma Páscoa Doce

 Já recebi bastantes mails a publicitar a Páscoa Doce. É doce ouvir falar de doçura, ler ou falar de Páscoa Doce. De facto, a tradição popular é normal que a Páscoa seja doce.Há sempre uma mesa, um oratório onde não faltava uns pratinhos de amêndoas, de doces variados, de ovinhos da Páscoa e tudo o que fôr doce seja de chocolate ou não, com cpo e sem copo.

Hoje esta tradição está a decair e não sabemos se a tradição se vai manter por muito tempo, ou não.

A Páscoa é dia de Festa do Anúncio do Cristo Ressuscitado, mas há famílias para quem o Cristo morto ou ressuscitado não interessa. Na casa não há qualquer sinal de ligação à fé, ou à fé cristã.

Também não é isto que retira a fé das pessoas e que não possam receber o compasso pascal ou ir ao vizinho, ao familiar para contagiar a alegria da Ressurreição...Aleluia…

No entanto, não há Páscoa doce sem amargura em qualquer situação.

A Páscoa é sempre a festa da libertação espiritual e material, do pecado e do que tenho.

Esta Páscoa para muitos é amarga porque neste dia de Aleluia  é esquecido, abandonado, marginalizado ou excluído de amigos, da família, da sociedade.

Aqui não há Páscoa doce.

Não vamos mudar o nome à Páscoa porque páscoa tem outro significado…

Se queremos uma Páscoa doce, cada um de nós terá de passar pela 5ª feira Santa, pela sexta-feira santa para chegar à doçura da Páscoa e quem não o fizer, passando por aí, olhando para o outro, para o irmão que sofra… aí Páscoa Doce é bem amarga…

Parabéns pela iniciativa, mas não posso deixar de partilhar contigo para que a tua Páscoa seja tão doce por dentro como por fora. Uma Páscoa com o outro, com o irmão pode ser bem doce…
Quem já descobriu o irmão? Onde está o teu irmão?

Sem comentários: