AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 2 de março de 2012

Missão da pastoral da missão- missões franciscanas








Texto: Juan Esquerda Bifet Tradução: A. Cruz da Silva, OFM


A Igreja enquanto evarigeliza é evangelizada. Os caminhos e meios de evangelização são, para ela, ca­minhos de vivência e de renovação. Os campos da evangelização são os mesmos da missão recebida de Je­sus, actualizada na história através dos meios estabelecidos por Ele: profecia (anúncio e testemunho), li­turgia (celebração do mistério pas­cal) e diaconia (serviços de orienta­ção, proximidade e caridade). Deste modo, a Igreja prolonga a sua pala­vra, a sua acção salvífica de pasto­ral directa, com grande abertura a todos os povos.

A maturidade de uma comunidade eclesial manifesta-se no seu com­promisso missionário ad intra e ad extra. «Evangelizadora, a Igreja começa por se evangelizar a si mes­ma», porque «só uma Igreja evange­lizada é capaz de evangelizar» (San­to Domingo, 23).

O profetismo da comunidade ecle­sial concretiza-se especialmente na chamada à conversão e ao bap­tismo. «O anúncio tem prioridade permanente na missão; a Igreja não pode subtrair-se ao mandato explí­cito de Cristo; não pode privar os homens da “Boa Nova” de que são amados e salvos por Deus» (RM 44).

Os «profetas», segundo os textos da Escritura, são os transmisso­res e os intérpretes da Palavra de Deus, aplicadas a situações concretas da história da salvação, sempre feitos em tom de urgência e de esperança. O profeta é aquele que fala em nome de Deus salvador para transmitir uma mensagem ao seu povo. O profeta foi chamado, ou melhor, foi «seduzido» (cf. Jer 20,7) e é sempre um servidor de Deus e do seu povo, «enviado» com a for­ça Espírito Santo. O profeta não é o protagonista que centraliza sobre si todas as atenções. A urgência profé­tica baseia-se no amor e na fidelida­de a Deus «Esposo» na Aliança, que recorda a sua esposa num pacto de «amor eterno» (Jer 31, 2-3).

O profetismo cristão do anún­cio evangélico assinala uns va­zios na realidade humana his­tórica, que só podem ser cheios e «curados» pela mensagem de Jesus. Quando se anuncia o evan­gelho convida-se a reconhecer estes

vazios que, as vezes, sao pe< para poder receber a salvaç finitiva em Cristo. No Novo mento, todo o baptizado é ch; de profeta (cf. Act 2,17), aim se possa falar também de un ma profético especial que é d Espírito Santo. Neste senti Igreja está chamada a dar te nho de Cristo, assumindo pc valentes e proféticas».(RM 4;

O anúncio público da mei evangélica recebe diversos anúncio, evangelização, l (primeiro anúncio), pregaçã pregação, agora apoiada ní tura e na Tradição, e Guia Espírito Santo, continua eir história missionária da Igrej

A pastoral profética do an harmônica: anuncia-se ou j o mistério de Cristo, o que : presente nos sinais sacra que se comunicam aos crer comunidades, para congreg munidade como povo de De gelizador e evangelizado. conteúdos do Credo, sacrs mandamentos, virtudes e oi Na comunidade eclesial tão em particular proclam; vra de Deus no concreto dt de humana em que está ins (cfr. ESQUERDA BIFET, j. missionología. Evangelizar en  un mundo global, BAC, Madrid, 2008,pág. 413 e ss)
 

Sem comentários: