AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 19 de março de 2012

«A rua é espaço da Palavra e a Palavra fez-se carne para estar na "rua". É esta a gran­de verdade da revelação cris­tã que desafia os crentes a vi­verem a sua fé na Rua e não na sacristia»,D. Anacleto exorta os cristãos a levarem a esperança para a rua

Bispo de Viana exorta cristãos a levar esperança para a rua
















Na rua «cada vez menos cristã, que não se limita a ser ateia, mas goza e achincalha, os cristãos responderão com o testemunho de uma vida ale­gre e feliz. Porque é de espe­rança que o mundo de hoje precisa». Foi esta a mensagem que D. Anadeto Oliveira, bis­po de 'Viana do Castelo, dei­xou aos cristãos, no início da III Semana Bíblica de Barcelos, promovida pela Paróquia de Santa Maria Maior no auditó­rio da Câmara Municipal.

Comentando os primeiros capítulos da Primeira Carta de S. Pedro, o conferencista exor­tou a levar a esperança para a rua, isto é para a socieda­de que não conhece senão as esperanças pequenas, de ho­rizontes curtos que, uma vez alcançadas, deixam a sensa­ção de vazio.



A Esperança de que os cris­tãos são portadores, porque tem outros fundamentos, nun­ca termina e torna-se um con­vite permanente a avançar, superando os próprios limi­tes porque o «limite» foi ul­trapassado: a morte foi ven­cida no Ressuscitado, referiu o prelado.

Com a Ressurreição de Je­sus - núcleo fundamental da fé cristã - «realiza-se o sonho de cada pessoa», disse D. Anacleto, referindo que como Ele se «levantou da morte para uma vida de glória, para uma vida nova, então ò ser humano pode aspirar ao mesmo».

Como viver a esperança «grande» numa «rua descren­te»? A esta questão, D. Ana- deto respondeu com um con­vite ao testemunho de vida, «aquele que convence e atrai e que cria nos outros o dese­jo de algo diferente».

Lembrando que a "rua" no tempo dos primeiros cristãos era sujeitar-se à perseguição e até à morte, o bispo disse que os cristãos devem olhar as difculdades como oportunidade de crescimento e amadurecimento na fé . Assim, concluiu D. Anacleto, a «ambigüidade» propo­sitada do tema «Para a Rua com a Esperança» torna-se convite a entrar na profun­didade de sentido das Cartas de Pedro.in semana Bíblica de Barcelos sob o lema "Palavra e rua encontro ou/e confronto", iniciou-se segunda-feira, acon­tecendo pela terceira vez na cidade de Barcelos.

«A rua é espaço da Palavra e a Palavra fez-se carne para estar na "rua". É esta a gran­de verdade da revelação cris­tã que desafia os crentes a vi­verem a sua fé na Rua e não na sacristia», referiu.

Numa sociedade em crise, acrescentou o sacerdote, «to­dos, mas com maior razão os cristãos, são chamados não a um olhar condenatório ou fis­cal para descobrir causas do mal, mas a uma atitude de compromisso em fazer cres­cer o bem».




Sem comentários: