AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A porta da Catedral da cidade

 A porta da Catedral da cidade

Toda a gente de Viana conhece a porta da nossa Catedral, antiga igreja Matriz, quer seja crente ou não. Se não entra, basta passar na rua e observar, ver uma beleza de arte fora do comum. É antiga. É gótica, da passagem do românico para gótico, mas não é a porta que chama mais atenção. É o pórtico, é o seu caixilho alongado e aberto como uma pessoa de braços abertos para receber e acolher. É lindo o seu pórtico. Depois da sua enxalça, abertura na parede, tem um caixilho gótico (para arcos em ogiva) uma porta do referido estilo. Tem três arquivoltas sobre três colunas assentes em bases paralelepípedas com almofadas escavadas. Os fustes sobre as respectivas são formados por figuras hagiográficas (S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Bartolomeu S. Tiago e Santo André) que aguentam com o lintel e encimados por um astrálogo cada, onde assentam capitéis, também cada um com o seu coxim.



Na primeira arquivolta observam-se belas folhas de acanto, na segunda vemos uma parreira e na terceira vinte figuras antropomórficas, talvez outros apóstolos, discípulos e figuras ligadas à vida de Jesus, com Jesus Cristo ao Centro. Não me atrevo a ler as figuras, uma vez que também têm sido um pouco degradadas pelo tempo, tornando difícil, para mim, chamar pelo nome a todos. A coroar estas três arquivoltas, os três arcos, encontra-se um friso, lanceta a terminar numa quartela e decorada com pequenos florões.
Como que espécies de acrotérios aparecem duas figuras zoomórficas, uma de cada lado nos montantes laterais. Até parece que estão a ter conta na porta. Sobre a porta, dois anjos de trompete para acolher quem chega com alegria.
Há uma arquitrave, uma faixa transversal de madeira colocada por cima das folhas da porta que a distingue ou separa de um tímpano de madeira. O tímpano está na própria porta, na parte superior, almofadada como as duas folhas da porta com alguns frisos e sem figuras.
Para chegar à porta existem os sete degraus, número próprio da simbologia da perfeição.

A porta de uma catedral é a porta da igreja-mãe de todas as igrejas da diocese. É catedral porque é a igreja do Bispo, do Pastor que celebra a fé, orienta doutrinalmente e governa a pastoral na Diocese com o seu presbitério e fiéis. Ali está a sua cátedra.

Sem comentários: