AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 9 de dezembro de 2017

Chupa-chupas


Chupa-chupa

Quando era criança recorda-me vagamente de que o modo de calar as crianças quando não havia chupeta, era fazer um “aloque” com açúcar, isto é, manter açúcar num pano como um boneco ou boneca bem apertado para meter na boca da criança.


Já começa a criança a chupar, a sugar o açúcar e a adormecer ou a acalmar.
Quando já mais crescido apareceram os chupa-chupas em forma de cone com base num palito conforme a fotografia que junto. Era duro porque era açúcar acaramelado, algo arrefecido e lançado num papel em forma de cone à volta do dito palito.
Esse chupa-chupa andava na boca de muita gente sobretudo dos mais novos.
E isto de meter na boca e chupar ou sugar repetidamente chamou-se talvez por esse motivo chupa-chupa de que exponho fotografia.
Hoje os chupa-chupas são outros e muito diversos, uma guloseima para crianças e adolescentes às vezes, requer-se algum cuidado porque estes chupa-chupas modernos de que mostro fotografia podem incluir químicos nada favoráveis à saúde orgânica ou psicológica das crianças.



Estes chupa-chupas nada têm a ver com Salvador Dali , nem com qualquer outro dos tempos mitológicos.

Sem comentários: