AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Toucas


Toucas

Cobrir a cabeça já vem dos tempos mais ancestrais da história da humanidade.
Cuidar da cabeça era algo natural e muito importante, pois a falta de higiene nos cabelos pode dar origem a parasitas. Cobrir os cabelos e a cabeça era modo de proteger os belos longos ou normais, cabelos com pontas secas e duplas, cabelos secos, ressecados, cabelos enfraquecidos, danificados ou tingidos e descoloridos, assim como o fortalecimento e o crescimento saudável dos fios das cabeleiras. Também tinham os seus remédios caseiros e as senhoras os seus artefactos para os ornamentar ou dar-lhes forma sedutora.
Qual foi a primeira indumentária para tapar a cabeça do frio, da chuva ou do sol, não posso afirmar.
Naturalmente seria o gorro ou a touca de origem indígena. Hoje a touca destina-se sobretudo para o banho, para a natação ou para higiene na cozinha.
A touca era naturalmente feita inicialmente à moda do turbante de origem asiática. Pelo contrário a palavra touca parece ter origem celtica.
O barrete surgiria mais tarde, o “barrete frígio” ou o “barrete de liberdade” espécie também de touca ou carapuça usados na antiga região da Ásia menor, onde hoje é a Turquia. No século XVII este “barrete frígio” tomou o nome de “barrete de liberdade” depois da guerra dos Estados Unidos da América e durante a Revolução Francesa. O barrete apareceu no brasão das armas da Argentina. O folclore moçambicano marcado com touca vermelha na cabeça e em Portugal existem as águas sulfúreas da touca Alpedrinha (casa do Fundão). Na língua mirandesa Touca é Galinha?
Há autores que dizem que o homem medieval dormia completamente nú e só usava uma touca a cobrir a cabeça.













O Turbante é uma forma de cobrir a cabeça. Há vários tipos de turbantes, de origem desconhecida, mas quem sabe se anterior ao gorro, à touca, ou a qualquer outro tipo de cobertura de cabeça? Ele era usado no Oriente antes do aparecimento do islamismo. De origem indiana? Turca? Árabe?
Tem a ver com o movimento e o ornamento que punham na cabeça das crianças.
Hoje é faixa de pano que cobre a cabeça com várias formas, feitios e coloridos ao gosto de cada um, da região ou da tendência islâmica.
O solidéu pequeno barrete de lã ou de seda usado pelos bispos e Papa em forma de calote e que significa enviado, isto é, tem  autoridade e identificando-se como a plenitude do sacerdócio em Jesus Cristo e embora os cónegos a possam usar é de outra cor, preta e não podem significar a plenitude do sacerdócio a não ser em colégio e em “sede vacante”.
A Kipá judaica é semelhante ao solidéu cristão, só que aí tem outro significado é que o judeu acha que acima do homem não está mais ninguém a não ser Javé e a Kipá é o tapete onde Javé pode poder os seus pés sobre o homem. Sobretudo, quando um judeu reza, cobre a cabeça com a Kipá.



Hoje a touca é uma peça de vestuário obrigatória para os cozinheiros, para os que usam piscinas públicas, nos serviços de saúde, etc

Sem comentários: