AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 15 de agosto de 2009

António Rocha Santos- PN 2007


António da Rocha Santos, reformado já há 37 anos, é filho de António Lourenço dos Santos e Santos, nasceu a 7 de Abril de 1930, em Braga, à Rua da Ponte, no Bairro de S. Lázaro. Fez os primeiros estudos primários no Liceu Sá de Miranda e depois no Colégio S. Tomás de Aquino, de onde saiu para o Liceu de Viana, com 9 anos porque o pai foi transferido para o Banco de Portugal em 1939, à Praça da República.
Fez o 5º ano liceal em Viana do Castelo e acabou o 2º ciclo em Vila Real em 1949. Em Dezembro embarcou para África, mais concretamente para Moçambique, onde esteve como funcionário administrativo (1º ano como veterinário e nas Obras Públicas e depois fez a tropa em 1951). Esteve em Nampula como Aspirante Administrativo e continuou até 1965, onde foi promovido como Administrador de Posto.
Em 1963 foi para a África do Sul para cuidar do filho que precisava de cuidados médicos.
Tinha casado em 1956 com Maria Manuel Paiva Santos, ele com 18 anos e ela com 26. Tiveram 3 filhos: a Ana Paula, moradora em Joanesburgo; o Fernando Manuel, engenheiro em Pretória e a Gisela Maria, agente de colocação de pessoal nos arredores de Joanesburgo. Todos são casados mas só os dois mais novos têm geração.
O Santos com 17 anos comprou um barco à vela e a remos para a Praia do Cabedelo. Foi colega da Dr.ª Eduarda Costa, viúva do Dr. Cruchinho, depois regressaram à vela.
No seu tempo o 1º de Dezembro era muito celebrado com recitais, orfeões, jantares e bailes no Orfanato. O João da Rocha Páris era primo e o João da Rocha Frei era seu avô directo, escritor, professor e poeta, pai da mãe, que doou à Biblioteca de Viana a sua biblioteca. Foi o seu avô secretário do Dr. António Pereira, logo a seguir à República.
Em 1958, o Santos veio jogar futebol na Taça de Portugal contra o Porto G. D. Lourenço Marques como representante de Moçambique. Ficou em 3º lugar. Foi jogador dos Juniores de Viana com vários treinadores até ao Dr. Alberto Gomes, que foi também Director do Colégio do Minho.
É irmão de Delfina Santos e do João Santos. O pai casou 3 vezes.
Ele vive com a irmã, que é viúva. Os filhos todos os anos o visitam.
Refere que ao Macondas são antropófagos, fazem parte de uma tribo de dentes cerrados, com cicatrizes na cara, do norte de Moçambique.
Adquem

Sem comentários: