AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 15 de agosto de 2009

Filha do último regedor





A filha do último regedor de Arga de S.João, conhecida por freguesia de Sant'Aginha.
Vê-se ainda o uso dos caracóis feitos com azeite e rabos de garfos feitos de ferro e quentes.
Esta era uma particularidade das gentes de Dem e Sant'Oginha, como também era conhecida a referida freguesia entre as três Argas.


3 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei sem saber se o nome correcto é "Sant'Aginha" ou "Sant'Oginha" ou será que os dois estão correctos?

Artur Coutinho disse...

Popularmente estão os dois bem, mas, de facto, é Santo Aginha, isto é, santo feito à pressa.
Qual a razão? Era um ladrão, salteador na montanha nos caminhos de Santiago e ligação de P. Lima para Caminha. Este Aginha, um dia, quis roubar um frade beneditino e o frade converteu-o. Ele confessou--se ao frade e recebeu como penitência: dar a mão, na serra, a alguém que precisasse. Logo de seguida num caminho onde hoje é o centro de Arga de S. João, naquele tempo, junto à freg. de Santa Maria de Felgueiras onde existe restos duma igreja de que eu fiz levantamento e que deixou de existir e se integrar na de Arga de S. João, apareceu um carreteiro com uma pipa de vinho e os bois não puxaram na calçada e o Aginha logo correu a meter o ombro à trazeira do carro. Fez isso por penitência e o homem do carro que já o conhecia julgando que o ia assaltar matou-o. Depressa foi santo.
e

Artur Coutinho disse...

O nome correcto é Santo Aginha que quer dizer santo feito à pressa.
O Povo é que usa as duas formas anteriores,mas civilmente a freguesia é Arga de S.João.