A Serra de Arga era a Montanha sagrada do tempo do paganismo.
Ainda hoje é muito querida pela sua paisagem, pelas suas gentes e pela sua cultura...
No entanto quem dá vida ,alma a esta terra são os lá vivem que nos fascinam humanamente falando e fazem com que a paisagem e as coisas nos falem de tudo com uma pureza tal que parece aproximar-nos do Divino, de Deus.
Manuel Gonçalves, dos campadinhos de Dem, casado para Arga de Cima, conhecido pelo Manuel dos Pedreiros por ser filho de Pedreiro e ter 9 irmãos pedreiros e também conhecido pelo Manuel do Meijâo por casar para o Meijão, um lugar alto onde nasce água abundante, jorra como um Mijão para o alto.
É o homem da concertina do Cancioneiro da Serra D'Arga publicado
Laurinda esposa do Manuel Gonçalves que lhe deu um asal de filhos.
Virgínia da Cachada junto ao Tojal em Arga de Cima
Pontão do Lobo
Espigas ao sol
Espigueiros para guardar as espigas
Milho verde
Eira para secar o milho
Ceifa
Filha do último regedor de Santo Aginha, freguesia de S. João de Arga
Maria da Costinha de Baixo, mulher de ferro, inteligente e uma santa esposa , mãe e amiga.
A filha do Caselinhas de Dem, um dos mais antigos ferreiros em Pedras Friss junto aos Campadinhos-pedreiros famosos na zona.
Esta jovem serrana filha da Casa Costinha de Baixo, da tia Maria e tio David Lourenço é a famosa e conhecida Lúcia que esteve à frente do Berço durante muitos anos. Encontrei-a a trabalhar ajudando os pais, mas tendo em atenção a sua capacidade e inteligência, convenci os pais que ela fosse estudar e em 3 anos fez sete anos de estudos, antigo 7º liceal, estudando durante o tempo de aulas e das férias.
Mais tarde quis fazer o 12º ano, uma prova de que se trata ainda hoje de uma mulher de muita luta...continuando a trabalhar no Berço.
Sem comentários:
Enviar um comentário