AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Honra e Mérito-- Júlia Cruz-2007

Maria Júlia Ferreira Carmo da Cruz nasceu no dia 20 de Julho de 1915, às 11h numa quinta-feira, em S. Martinho de Dume, Braga, filha de Júlio da Conceição Ferreira Cruz e de Maria Júlia Ferreira do Carmo da Cruz, ele director do cemitério de Braga e ela doméstica.
Foi baptizada a 2 de Fevereiro, no dia da Senhora de Candeias e a sua madrinha é Nª Senhora da Guia, como padrinho foi o seu tio Duarte Ferreira do Carmo.
Oriunda de família antiga, árvore genealógica até ao século XIII e é de origem francesa.





A Maria do Carmo estudou. Fez o Curso de Enfermeira Visitora de Higiene, foi Assistente Social na Casa dos Pescadores da Póvoa e Vila do Conde. Depois veio para Viana para a Delegação de Saúde, hoje, Centro de Saúde. Casou em Santa Luzia com Esmeraldo Bandeira, de Afife, trabalhador na Junta Autónoma das Estradas. Vivia à Rua da Bandeira.
Teve 4 filhos: um menino nado-morto, uma menina que sobreviveu apenas 3 meses e depois Manuela e Fernando. Ambos são casados e com filhos. A Manuela é professora e o Fernando professor universitário. Já tem uma neta casada, a Tánia Andreia, Educadora de Infância no Lar de Sta. Teresa e com um casal de filhos, por isso, é bisavó.
Agora a Maria do Carmo passou a viver com a filha na Meadela. Gostava, quando podia, de cozinhar e a sua especialidade eram os bolinhos de bacalhau, mas...mas, nos tempos livres, em doçaria então levava a qualquer pasteleiro em qualquer doce. Tinha o prazer de ser criativa, de servir e oferecer boas iguarias...eu próprio apreciei algumas. Entretanto também se dedicava à leitura.
O marido dedicava-se à pesca e a ler nos tempos livres. Deixou-a viúva em 17 de Setembro de 2007.
A Maria do Carmo está muito lúcida. É pessoa muito generosa e mulher de fé, orgulhosa de educação que deu aos filhos, e o genro é mais que um genro, “é um filho”.
A Viana

Sem comentários: