AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quarenta anos de Paróquia - PN 2007

Desde a mais remota antiguidade que as festas se constituem como tempos de celebração colectiva, necessários à afirmação dos valores das comunidades, ao aprofun-damento e revitalização das suas crenças e tradições, da inten-sificação dos seus laços de coesão e à recreação do corpo e do espírito.
Desempenham nesse con-texto um papel de relevo as datas ligadas à vida das sociedades e das instituições, mormente as que se recordam os seus momentos fundacionais.







Neste ano de 2007, vários desses momentos ocorrem nesta Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, associados quer à sua própria origem quer a algumas das suas obras emblemáticas. Assim, cumprem-se durante o ano em curso
- 40 anos da fundação da paróquia, ocorrida a 7 de Dezembro de 1967;
- 25 anos de fundação do Centro Social e Paroquial;
- 15 anos do Berço de Nossa Senhora das Necessidades;
- 20 anos do Ozanan- Centro de Juventude.
Todos estas efemérides constituem em si motivos mais que suficientes para uma melhor revitalização da vida paroquial,
fazendo delas momentos de celebração colectiva da fé, de solidariedade e colaboração com seu pároco e da partilha comunitária. Não é verdade estarmos todos empenhados na concretização, agora já mais palpável, do grande sonho da construção do novo centro Social e Paroquial e da nova igreja? Será este também um redobrado motivo de celebração e de entreajuda.
Para a prossecução destes objectivos, os movimentos e obras da paróquia, na sequência de reuniões já realizadas, acordaram num ciclo de comemorações a iniciar com a festividade da Padroeira, a 13 de Maio, contemplando, grosso modo, uma realização mensal até ao fim do ano.
Assim, foram os movimentos e obras convidados a participar na procissão de Velas do dia 12 de Maio e na Eucaristia Solene do dia 13, este ano excepcionalmente celebrada numa tarde de domingo.
Em Junho, dia 17, peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia. São os paroquianos chamados a uma generalizada e entusiasta participação fazendo deste acto público de fé e devoção uma ocasião de afirmação da coesão e vivência paroquial. A organização está a cargo dos escuteiros da paróquia pelo que a participação dos paroquianos assume também uma forma de apoio e de solidariedade com os seus jovens escuteiros.
Em Julho terá lugar, na Biblioteca da Paróquia, uma exposição bibliográfica dos livros publicados pelo Pároco, Sr. Padre Artur Coutinho e outra edições paroquiais.
Em princípios de Setembro haverá uma celebração eucarística dinamizada pelo Caminho Neocatecumenal. Será oportunidade de acesso e sensibilização a novas forma de celebrar e viver o mistério eucarístico, ponto de animação e convergência de toda a espiritualidade cristã.
No mês de Outubro, mês do Rosário, será particularmente assinalado o dia 13, última aparição de Nossa Senhora em Fátima, sendo precedido da passagem e permanência da imagem da de Nossa Senhora de Fátima por vários locais, no que constituirá, assim se espera, ocasião de renovar a devoção a Nossa Senhora.
Para Novembro, está em preparação, em local que se pretende o mais central possível na cidade, uma exposição retrospectiva dos 40 anos da paróquia.
O dia 7 de Dezembro, dia do 40.º aniversário da Paróquia, será assinalado com uma Eucaristia Solene com a participação de todos os movimentos e obras da paróquia, pretendendo-se que toda a comunidade se associe a este acto litúrgico.
Ainda em Dezembro, no dia 11, pelas 21, 30, no teatro Municipal de Sá de Miranda haverá uma festa cultural e recreativa de encerramento das comemorações jubilares.
O programa continua aberto às sugestões e à colaboração de todos os que tenham ideias ou vontade de ajudar, pois é desta comunhão de ideias e de vontades que faremos deste tempo de aniversários um tempo de celebração, de crescimento e de renovação da fé numa perspectiva individual e comunitária.
A. Ramalho

Sem comentários: