AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 15 de agosto de 2009

Bizarro - Presidente da Junta-PN 2007

Embora não seja muito vulgar, no entanto, aparece este apelido em Montemor-o-Velho, apelido, alcunha (J.Pedro Machado) em muitos outros lugares e países. Este apelido aparece no Brasil, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em descendentes de Manoel José Marcelo Bizarro-Marco António Gonçalves Bizarro.
Pizarro foi apelido das linhagens medievais portugue-sas.
A família de Ramalho Ortigão parece tocar-lhe no tronco dos Bizarros. Por mais bizarro que pareça o apelido não tem nada a ver com a conatação negativa que às vezes as pessoas lhe queiram dar. Há Bizarro e bizarro. Reparem só que não é nada bizarro o Amadeu, Presidente da Junta de Freguesia de Stª Maria Maior, ir já com o 4º mandato... A obra vê-se e um coração de ouro ganha sempre! Nesse sentido pode ser “bizarro”, mas já o era de nome.




Nª Sra. do Bizarro é a Senhora de tudo o que é mistério, de tudo o que é bom.
Zarro é uma espécie de pato migratório selvagem com duas cores e que habita na Eurásea (cabeça e meio-peito frontal de cor castanha e todo o resto branco,espécie de um capuz com uma aba para a frente). Um par de zarros pode ser um Bi+zarro (dois zarros).
O Dicionário Houaiss diz que o Bizarro é “que se faz notar pelo refinamento das maneiras ou pela pureza do carácter”... “nobre, generoso, liberal” ... digno de admiração.
Amadeu Morais Bizarro filho de David Antunes Bizarro, cobrador dos serviços municipa-lizados e de Albertina Morais Bizarro cozinheira da viscondessa de Maiorca, nasceu à Rua Nova de S. Bento. Estudou como todos as crianças da sua idade na escola do Carmo e depois tirou o Curso Industrial, mas começou a trabalhar aos 14 anos nos ENVC. Aos 18 foi para as oficinas gerais de Aeronáutica, em Alverca (OGMA).
Regressou aos ENVC em 1975, tendo já cumprido o serviço militar.
Casou com Maria da Conceição de Queiroz Penteado, professora, reformada depois de um AVC, do qual recuperou bastante, mas que uma queda levou a quebrar o fémur, deixando-a numa cadeira com dificuldades enormes de locomoção, sendo tratadasempre com muito carinho e afecto a começar pelo marido, o Bizarro, que toda a gente conhece como um homem dado a todos, e o exemplo começa em casa, pela família, pela esposa.
A esposa deu-lhe um filho o Pedro Jorge Penteado Bizarro que está a tirar a Licenciatura em motricidade Humana e fisioterapia. Encontra-se ainda solteiro.
Ora, Amadeu Bizarro tem uma história muito singular e tão grande que não é fácil sintetizar nestas linhas, não há dúvidas.
Nos ENVC era Técnico de desenho e reformou-se em 2004. No entanto, todos sabem bem que o Amadeu desde 1989 faz parte da Junta Freguesia de Stª Maria Maior como tesoureiro. Na altura em que o João José Vieira saiu, em 1993, foi eleito presidente e já leva quatro mandatos.
O trabalho nem sempre se apercebe, até porque muitas vezes se confunde. As pessoas hesitam se é da Junta, que pode ser ou não. No entanto, quem acompanhou, quem vê mais de perto, como os vizinhos e os mais beneficiados vêem, apreciam-no e admiram-no.O Amadeu Bizarro não pensa todos os dias noutra coisa senão na família, como na freguesia. É a sua missão.
Ele diz não ter religião, não ser religioso, ao contrário da sua esposa, mas o que é certo é que o Bizarro está a exercer um serviço de um bom “missionário”. Ainda não lhe terá tocado a chama da fé, mas o respeito que ele sempre nutre para com todos, a dedicação, o trabalho, a doação de si mesmo à mulher, ao filho e a toda a freguesia é um exercício de um sacerdócio latente que recebeu no seu baptismo e quem sabe se não receberá uma recompensa maior de Deus, a dobrar?
Isto é apenas uma parte porque disto eu sei que ele não tem interesse. Penso eu... Mas até me posso enganar.
Uma coisa é certa. As obras vêem-se de facto, como já o mostramos noutra altura neste jornal. Não há dúvidas. Não é por acaso que nas últimas eleições teve maioria absoluta. O Amadeu Bizarro tem um coração bom, um coração esponjoso, um convicto político da militância do PC, seja do que fôr, tem princípios, critérios, procura ser um homem acolhedor e justo.
É por isso que nas eleições, muitas vezes, não são os partidos que ganham, mas as pessoas que se prepõem. Parabéns! Stª Maria Maior está de parabéns. A família Bizarro ficará presa à história desta terra e aqui deixamos um carinho para a sua esposa Maria da Conceição Penteado que, apesar do Amadeu não lhe faltar com nada, ela mesma nas condições que está também se encontra a colaborar, a seu modo, com o marido.

Sem comentários: