AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cacos velhos PN 2007


Outrora era vulgar as pessoas ornamentarem os muros, pavimentos, floreiras , etc , com bocados de cacos partidos que iam coleccionando para colorirem à sua maneira as casas.
Os tempos eram outros, a vida era difícil e não havia dinheiro para azulejos ou mosaicos nem sempre ao alcance de todas as bolsas.
As pessoas de menos posses aproveitavam tudo, a louça que partia era aproveitada para decorar a parede da casa ou o muro do jardim nas horas vagas com um pouco de cimento que pediam ao empreiteiro duma obra em construção no bairro.
 Por vezes, para ladrilhar o pátio ia-se ao marmorista pedir restos de mármore com que se revestia o chão misturando com argamassa grossa, restos de uma placa (lage ) que um vizinho fez num anexo. Antes já se tinha falado com o vizinho pedindo-lhe as sobras, em segredo, porque havia muitos interessados.
A policromia dos materiais contrasta com o branco das paredes caiadas e confunde-se com o colorido das flores e folhas das plantas do jardim durante a Primavera e o Verão. No Outono e Inverno em que a natureza está triste, amenizam e alegram as modestas casas.É típico dos bairros operários mais pobres este tipo de adornos nos muros dos jardins e remontam ao período do pós guerra até ao fim da guerra colonial / revolução de Abril.
 Maolmar P.N. 2007

Sem comentários: