AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Prof. Doutor Padre Abílio Lima de Carvalho-PN2007

Era assim conhecido na roda dos amigos e da colónia Vianense, e de “Pabí” na roda da família, o Professor Doutor Abílio Lima de Carvalho que foi sacerdote da Santa Igreja desde a sua ordenação até à sua morte ocorrida em 30 de Outubro do ano passado. .
Depois da filosofia, da Teologia e de ser ordenado sacerdote continuou a sua carreia académica. Foi frequentar: Universidade Gregoriana (Ciências Sociais), Roma, 1953-1956; Universidade Internacional Angelicum (Filosofia), Roma, 1955-1957; Columbia University (Doutoramento em Antropologia - ramo principal e em Sociologia - ramo complementar) - Faculdade de Ciências Políticas e Sociais, Nova Iorque, 1957-1961; 1968, e professor Catedrático.
Principais actividades profissionais: Fundador e Director da Faculdade de Economia de Luanda; fundador da Unidade de Ciências Sociais e do Centro de Ciências Históricas e Sociais da Universidade do Minho, fundador e Director do Museu de Etnologia e do Departamento de Ciências Etnológicas e Etnomuseológicas do Instituto de Investigação Científica Tropical de Lisboa; fundador e Director da Faculdade de Economia - Luanda; Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 1986-2004.





Este sacerdote com quem privei alguns momentos de boa disposição, ainda que fosse para me “ chamar a atenção “ tinha sempre uma palavra amiga, um olhar de quem via longe. Não era distante. Era próximo, intelectual ao ponto de D. Armindo, 2º Bispo de Viana, o querer a almoçar com ele à mesa, no Paço.
Enquanto esteve em Darque, parece-me que generosamente sempre foi um amigo da Diocese.
Julgo, embora não tivesse investigado, que nunca teve um benefício eclesiástico, para além de fundar a LUC (Liga dos Universitários Católicos) em Luanda, onde foi Assistente e enquanto estudou nos Estados Unidos auxiliar em duas Paróquias. Estava incardinado na Diocese de Lisboa e pediu a incardinação na Diocese de Viana, que tanto desejava ver criada. Ainda me lembro da prontidão da sua resposta e do seu contributo material para a festa do “quadrégissimo ano” da Colónia Vianense e do entusiasmo que incutia. Penso que para além disso nunca nenhum Bispo o teria destacado oficialmente para uma tarefa de Pastoral concreta. Talvez, excesso de trabalho e preocupações neste ministério da cultura não lhe fosse permitido exercer com frequência diária o seu ministério dos sacramentos. No entanto, é certo que quando tinha motivos ou razões para o fazer lá estava o Pe. Abílio, o tal Padre que era Professor Doutor Catedrático, reitor da Universidade de Luanda que passou por Lisboa, Braga e depois, de nomeado, para o Instituto Politécnico de Viana que ainda era uma criança, o desenvolveu por todo o alto Minho, exercendo um outro ministério sacerdotal, o ministério da cultura, na sua terra Natal. Como era Viana do Castelo, sede do seu Concelho e Distrito. Era natural de Vila Franca.
Este Doutor que nas sessões solenes académicas nunca deixava de invocar em público o divino para louvar o trabalho dos homens.
O Pe. Abílio, assim lhe prefiro chamar, era o amigo dos pobres e se alguém lhe batia à porta com clemência o seu coração derretia-se para fazer o que estivesse ao seu alcance.
Brincalhão, mas levava a vida a sério. Era trabalhador e exercia o seu ministério sacerdotal em todas as vertentes da vida humana, embora a vertente da investigação, cultural e desenvolvimento fosse aquela em que ele mais se entregou aos outros, à Comunidade em geral.
Enfim, um Padre, um Professor, um Catedrático, um Mestre, um Gestor, um Vianense esquecido ao longe como tantos outros vianenses. Viana teve a sorte de o recuperar e de o trazer para a sua terra e fazer desta zona do Alto Minho uma zona mais cheia de respostas culturais à preparação da nossa Juventude. Assim, fundou 3 residências de Estudantes (a do Ex.BC9, na cidade, em Refojos, Ponte de Lima, a da Paróquia de Nª Sra de Fátima, junto à ESE); a Escola Agrária em Ponte de Lima; Ciências Empresárias em Valença; Técnica e Gestão na cidade; integração da E.S. de Enfermagem; Escola de Biologia Marítima e Investigação em Caminha e, em Melgaço, a Área do Desporto e Educação Física em projecto.Viana, cidade capital de distrito, muito lhe deve.
Não posso esquecer o facto de pedir antes do seu falecimento e, conscientemente, pressen-tindo que o seu fim estava por perto, um colega de Braga para o ouvir de Confissão, recebeu a Comunhão e a Santa Unção, terminando assim perante os homens que dele se esqueceram, dele se embaraçavam e perante aqueles que sempre até à morte o mimaram na sua peregrinação terrena para, agora, viver na corte celestial como sacerdote de Deus e dos Homens, no Céu.
A.C

Sem comentários: