AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

António Fernandes Ribeiro- PN 2007

António Fernandes Ribeiro nasceu em Capareiros, agora Barroselas, em 11.12.1931. Frequentou a Escola Primária em Barroselas. Veio para Viana aprender a arte de serralheiro no Luciano Gaião, onde trabalhou até aos 32 anos. Nesse tempo conheceu a Júlia Gomes Araújo, de Monserrate, que andava na aprendizagem de costura e com ela iniciou um namoro eficaz porque, em 25 de Julho, dia de Santiago, na Igreja de S. Domingos casaram segundo as leis da Igreja. Deste casamento resultou uma geração de 9 filhos, sendo 8 vivos porque uma menina, em criança, morreu. Dos vivos constam: Isabel Maria, Maria Gorete, Rita Maria, Manuel António, Valter, Victor Jorge, Maria José e a Diana Maria, (estas duas mais novas são gémeas), todas casadas e com filhos, à excepção da Gorete e Manuel António, mais conhecido por Tony.






O António Ribeiro deixou o Luciano Gaião e foi para os ENVC até aos 30 anos, quando foi para chefe das ex- oficinas de S. José, que acabaram depois de ele ter saído.
Era muito querido nas oficinas. Os rapazes das diversas oficinas gostavam muito dele, andavam muito à sua volta e desabafavam muito com ele. Foi numa época não muito boa, ao ponto de deixar as oficinas e ir até França, em Paris. Aí trabalhou em duas empresas: Condotaqua cujos os Sócios principais eram o Vaticano e a Ponticeli (Francesa e Italiana). Com esta última empresa veio para Portugal trabalhar, no Porto, na Sacor, actual Petrogal.
Resolveu ficar em Portugal e fundar com um grupo de dez colegas uma empresa cujo o nome era Mectube, sempre dentro do mesmo ramo (metalomecânica).
Passados 11 anos a empresa acabou e, com os filhos, activou uma nova empresa, a actual Dorimonte cujas instalações são na Trofa e, neste momento, quem gere a empresa é o filho Valter.
Encontra-se agora o Sr. Ribeiro aposentado, fazendo mais companhia à sua Esposa, aos netos e ao Tony que espero um dia trazer às colunas deste Jornal pelo livro que escreveu, onde fala da sua vida, da sua família e da sociedade em geral, por isso, ele tem a chave do segredo da sobrevivência de tantos anos com saúde abalada por doença fulminante.
O António Ribeiro, apesar dos muitos filhos e das muitas adversidades que a vida lhe tem trazido e por muitos conhe-cidas,sempre tem sido um homem honrado, cumpridor dos seus preceitos e sempre muito generoso para com as obras da igreja.

Sem comentários: