AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 13 de abril de 2010

Carreteiro da Abelheira- Homenagem. Falta a Lavadeira

Famosos foram os carreteiros da Abelheira que com eles Viana se construiu como vila e cidade até há poucos anos atrás.


A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Câmara Municipal de Viana do Castelo deu-lhes um espaço digno para não mais ser esquecida esta figura emblemática do antigo lugar da Abelheira, uma praça ampla de forma rectangular com fundo verde de vistas longínquas.

Assim, no Sábado, dia 20 de Março foi inaugurada a estátua, situada nessa praça airosa no coração do antigo lugar, pois a Abelheira antes do caminho-de-ferro contava depois da rua Nova de S.º Bento e do largo de S.º António, onde se situava o "cemitério da Abelheira". Hoje é um topónimo a desaparecer e apenas, salvo por estes eventos de bronze, aço e latão a lembrar serviços que este Povo prestava à urbe.

Trata-se de uma imagem alegórica, circundada de jardim numa praça de forma rectangular de arruamento, numa das principais estradas na cidade.

Manuel Rocha foi feliz ao conceber esta alegoria, onde alguns lamentam a falta da soga, mas ela é bem imaginária para todos os que conhecem a arte do campo e dos carreteiros, embora quando o carreteiro estivesse à frente a picar os bois a soga era um objecto muito importante de que o carreteiro precisava, mais que seu bem ou mal vestido.

A soga era naquela figura uma peça substancial que, imaginá-la daqui a cem anos, ninguém a reconhecerá e terá uma percepção muito insuficiente da relação carreteiro à frente dos bois , o acto de os picar e o esforço ali empenhado.

Parabéns à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal, pois a Abelheira precisa deste mimo histórico, justo e documental.

Sem comentários: