AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 24 de abril de 2010

Serra de Arga - Montanha Mitológica - Sedutora-Montanha sagrada-Flores campestres

Como nos enleva a Serra d* Arga entre Abril e Setembro!...


No entanto, é em Abril e Maio que mais nos seduz. Não sei se lhe chamam "Montanha sagrada" porque nela o homem descobre Deus, ou se o homem faz dela um Deus, deixando-se paganizar pelo misticismo do conjunto colorido resultante das cores douradas que nesta altura mostra.

Às vezes, pode parecer uma indignação quando vemos as terras a serem invadidas pelo tojo, pelo mato, a planta mais colonizadora de todas. Esta planta macho cresce até 3 metros de altura e, por baixo dela em 1976, com o António da Boucinha, de Dem e o João Manuel Pinto, de Arga de S. João, já andei num matagal com tojo com 3 de metros apenas com medo de alguma cobra por ali enroscada. Foi na zona da Lagareta da Moura já muito perto de Covas e junto às margens do Ribeiro de S. João. O tojo fêmea é média não atinge normalmente mais de um metro, enquanto há outro mais pequeno, que é conhecida por gatenho.

A esta indignição junta-se a urze e a giesta, mas tudo isto é ultrapassado pelas cores das suas flores amarelas douradas do matos entremeadas com as cores lilazes das flores da urze, da carqueija e o branco ou amarelo da giesta.

Este panorama deleita o coração humano mais duro e frio de imagens de sonho que florescem a mente para sempre. São milhões de humildes flores de milímetros de uma planta espinhosa, da família das leguminosas, muitas ramificadas em tantas espinhas despidas de folhas propriamente ditas o que a toma agreste e indesejável.

É bom não esquecer que este planta já foi uma grande fonte de economia quando com ela se fazia o lastro para os animais e daí saía o adubo natural com que o lavrador utilizava nos campo para maior proveito sua cultura biológica

Hoje nos montes, ou nos vales, esta é ainda a "indesejável plante" exposta ao fogo deixando-a colonizar à vontade. Não se tratando dela como as plantas de jardim, como seria de desejar, pois tem flor duradoura desde a primavera ao Outono, devido às diferenças (macho, fêmea e gatenho) que umas têm a flor mais_ou menos cedo e por muito tempo e enquanto umas estão dar fruto, outras ainda estão a florir. A.C.

Sem comentários: