AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Contas duma Paróquia

A Paróquia N.ª Sra. Fátima reúne um conjunto de actividades de cariz religioso, cultural e social.


Relativamente às actividades de cariz religioso ocorridas durante o ano 2009 a Paróquia N.ª Sra. de Fátima conseguiu reunir um conjunto de esforços para melhorar a situação líquida obtida no ano de 2008.

Em relação ao Imobilizado Corpóreo praticamente não houve aquisições, pelo menos de grande monta para equipamento básico e outros equipamentos. Constatámos que houve uma diminuição do Activo líquido, face ao ano anterior, que deriva das amortizações anuais, isto é, da depreciação normal e legal dos bens durante o ano de 2009.

Houve sim um aumento de, aproximadamente, 22% em relação ao Imobilizado em Curso, construção da Nova Igreja. Passou de um investimento de cerca de 778 mil euros para um investimento de aproximadamente 949 mil euros.

Relativamente ao valor das Mercadorias, 6.226,09 euros, diz respeito apenas ao valor existente na Paróquia no final do ano em livros editados pela Paróquia nos anos anteriores, catecismos, bíblias e outros.

Quanto a Dívidas de Terceiros a Paróquia tinha no final do ano um valor de IVA a receber de cerca de 36 mil e quinhentos euros derivados de pagamentos de facturas da Nova Igreja.

No final de 2009, o dinheiro existente em Caixa e Depósitos Bancários era cerca de 30 mil e trezentos euros.

A conta de diferimentos representa receitas, que não chegam a 1000 euros, e despesas, que não chegam a 300 euros, que se verificaram no exercício económico de 2009 cujo proveito e custo, apenas se vai verificar no exercício económico seguinte, ou seja em 2010.

Quanto às Dívidas a Terceiros houve um aumento em relação ao ano de 2008 de 55% do empréstimo bancário. No entanto, a dívida de fornecedores de imobilizado, nomeadamente o autocarro, a paróquia conseguiu baixar de cerca de 9 mil e trezentos euros para aproximadamente 3 mil e cem euros. Diminuiu as dívidas de outros credores passando de 110 mil para cerca de 71 mil euros.

Ao verificarmos os Proveitos Diferidos, que espelham os donativos para a Obra da Nova Igreja verifica-se que mesmo com a obra praticamente parada durante o ano de 2009 houve um aumento de cerca de 97 mil euros, aproximadamente, 43%. Destes 97 mil cerca de 11 mil euros, ou seja 11%, foram angariados pelas iniciativas da Comissão de Angariação de Fundos para a obra e o restante foi conseguido através da Liga dos Amigos e de muitos donativos eventuais de paroquianos e amigos.

Chegamos à conclusão que em termos de resultados líquidos a Paróquia este ano, 2009, conseguiu um resultado positivo no valor de 21.538,44 euros que em relação ao ano anterior, melhorou consideravelmente. Como foi visto, na demonstração de resultados, este resultado teve também muita influência pelos donativos extraordinários que foram dados pelas pessoas para as actividades gerais da Paróquia.


O Fundo Social manteve o valor de cerca de 666 mil euros e os Resultados Transitados diminuíram devido ao resultado negativo de 2008.

Deste modo pudemos analisar os custos e proveitos da Paróquia, nas actividades religiosas, obtidos durante o exercício económico de 2009.

O Custo com as Mercadorias comparativamente com o ano passado diminuiu cerca de 6 mil euros. O que mostra uma contenção de custos.

No entanto, o custo com os Fornecimentos e Serviços Externos onde se inclui um conjunto de despesas, a título de exemplo, temos a água, luz, electricidade, o Jornal, telefone, gratificações e outros, tiveram um aumento dos gastos em cerca de 3 mil euros, ou seja cerca de 7%.

As Despesas com o Culto praticamente mantiveram-se constantes. Assim como, os gastos com impostos derivados do empréstimo bancário tiveram um aumento ligeiro. Os juros do empréstimo também aumentaram aproximadamente 500 euros.

Relativamente aos Custos e Perdas Extraordinárias diminuíram em cerca de 26 mil euros, que de novo reflecte que a Comissão Fabriqueira procurou cortar nos gastos. Houve uma diminuição de vendas em cerca de 3700 euros e em relação à Prestação de Serviços onde se inclui missas, casamentos, baptizados houve um aumento desta receita em cerca de 1300 euros.

Foi notória a receita proveniente dos Ofertórios que teve um aumento de cerca 1000 euros.

A maior diferença, comparativamente com o ano 2008, verificou-se em termos de receita relacionada com os Proveitos e Ganhos Extraordinários que passaram de cerca de 48 mil euros para aproximadamente 85 mil euros, aumentaram cerca de 85%. Este aumento está bastante relacionado com um conjunto de eventos que a Paróquia foi realizando ao longo do ano, com os quais as pessoas participaram. Este ano também houve um aumento significativo de pessoas que, para além de contribuírem para a Obra, davam também dinheiro para as actividades gerais da Paróquia que, naturalmente, era com a intenção implícita de ajudar a Paróquia e a sua Obra.

Viana do Castelo, 25 Março de 2010.

Helena Vieira, licenciada em gestão

N.R. As contas referentes ao Centro Social, ao Centro Ozanan, Cecan e C. Culto foram aprovadas por unanimidade. É de realçar o esforço de todas as valências que, devido a proveitos extraordináios, frutos dos donativos da Comunidade, todas alcançaram resultados positivos.

Sem comentários: