AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 13 de abril de 2010

Comandante Dr. Manuel de Oliveira Martins

*Realizou-se no dia 10 de Abril de 2010, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a apresentação duma obra de Manuel de Oliveira Martins, que exerceu a função de Piloto da Barra de Viana do Castelo durante aproximadamente 20 anos, esteve a cargo de José Carlos de Magalhães Loureiro o lançamento do livro intitulado Pilotos da Barra de Viana do Castelo -100 Anos de História (1858-1958).Um óptimo documentário sobre algo que faltava à história de Viana.O Piloto é a pessoa que no Porto de Viana, por exemplo, recebe quem chega por mar ou se despede de quem sai para a viagem do mar.O Piloto de uma Barra tem uma vida de grande risco e de grande proximidade entre a terra e o mar. O apresentador falou mesmo de que os homens do mar são como os lavradores no campo e conhecem tudo pelo nome.
Assisti `a apresentação e já li parte do livro, mas não fazia a ideia do que era ser piloto da Barra. Sempre o associei a um Polícia ligado à Barra, mas afinal é mais do que isso. Representa a cidade, o concelho, a região, é o elo de ligação para todos os que chegam por mar e os que partem.
É o primeiro a entrar no barco e a fazer o controle de tudo, a dar as boas-vindas e o último a sair do barco depois de se despedir.
Quantas vezes a qebrar as costas, os braços na escada de quebra-costas, tudo dependia da ondulação...
Eis um livro a adquirir porque é único nesta cidade. Parabéns ao seu autor Martins e ao Editor "Centro de Estudos Regionais.

Sem comentários: