AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Montederramo ( Espanha), linha de água, mãe de água ou leito de água+ Mazarefes

A linha de água


Já passei várias vezes por Montederrano, um Convento fundado por D. Teresa Urraca, de Portugal, mãe de D. Afonso Henriques, a favor dos frades beneditinos, mas aí permaneceram cerca de 40 anos. Foi entregue aos Cistercienses que dependiam do Mosteiro da Junqueira, de Espanha. Aliás a Ribeira Sacra do rio Sill, é rica em documentos religiosos desde a pré-história. Fica muito  próximo de Orense,existem  conventos, eremitérios, centros religiosos, lugares de mâmoas diversas, lugares inóspitos, onde as pessoas se refugiam, ainda hoje, para reflectir e interiorizarem regras espirituais que no silêncio e na contemplação encontraram como ditâmes de Deus. Temos aí S. Pedro de Roccas, o Mosteiro Stº Estevão, para além de pequenos “pueblos”,etc…



Ora acontece que, quem conhece a Igreja do Convento de Montederrano acabada de construir no séc. XVII, sabe o que aconteceu no tempo da sua construção: o desvio de um rio, o rio Mao, anteriormente tinha outro nome, rio uhmano,  para a construção da respectiva igreja. Usaram todos os meios da época necessários e que hoje seriam talvez os mesmos, mas a mãe d`água tornou aquela igreja tão húmida que não é fácil a sua conservação, às vezes, a água até nasce do chão empedrado com pedras tumulares e escorre pela própria nave, como de um pequeno ribeiro se tratasse.

O que acontece ali, acontece em muitos lados, onde os proprietários ou os técnicos são ignorantes ou fingem não conhecer em proveito de mais lucro...esquecem-se que é difícil vencer a própria água, ou melhor a mãe d'água, não fosse ela o  elemento fundamental da natureza que nasce e segue o curso até ao fim muito naturalmente, não permitindo que alguém se atravesse na sua frente.

Isto acontece na nossa terra;  e em Mazarefes houve um desvio de uma mãe de água que nunca foi reposto.

Sem comentários: