AVISO
Meus caros Leitores,
Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.
A partir de agora poderão encontrar-me em:
http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com
Obrigado
Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.
A partir de agora poderão encontrar-me em:
http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com
Obrigado
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Procissão da Senhora das Boas Novas- Mazarefes-Viana do Castelo-Senhora dos Prazeres
Procissão da Senhora das Boas-Novas
A Senhora das Boas-Novas, em Mazarefes, tem no Domingo da Pascoela a sua grande festa. Começa na Sexta-feira antes e vai até 8 a 15 dias depois.
Assisti à procissão e ela foi um acto soleníssimo, cheio de catequese subordinada ao tema do ano sacerdotal.
O figurado constituído por crianças e adultos foi superior à centena e os quadros apresentados para os milhares de pessoas que no percurso de cerca de 1 quilómetro, saindo da Igreja Paroquial passando pelo cruzeiro e voltando à capela que na sua origem era a capela da Senhora dos Prazeres.
A Senhora dos Prazeres passou a Senhora das Boas-Novas, isto é, Senhora das Boas Notícias vindas, sobretudo, do Brasil para onde muitos de Mazarefes emigraram no séc. XVII e XVIII, a Senhora dos homens do mar, dos pescadores de Darque, do Cais Velho, do Cais Novo e da Ribeira de Viana onde iam em romeiro enquanto esperavam aqueles que trabalhavam o mar.
Ora o que me levou a esta referência deve-se à procissão que tive o prazer de observar para além da centena de figurantes havia 12 bandeiras o que corresponde a 36 pessoas ocupadas e a 7 andores em mais de 40 pessoas ocupadas entre os participativos e os suplentes em alguns, faltando a fanfarra, as duas bandas de música, os acólitos desde os crucíferos e turiferários, Presidência do Mons. Reis Ribeiro, entidades Municipais e locais, da Comissão de Festas e uma multidão que acompanhou a procissão como devoção à Senhora das Boas-Novas!
Gostei!... Um procissão organizada, disciplinada, com rigor e nobreza , isto é, com nível superior. Nem em vilas e cidades, noutras festas semelhantes, se vê tanto urbanismo.
Parabéns à Comissão de Festas que tem uma despesa enorme com conjuntos musicais, 3 Bandas de Música, Fanfarras e toda a panóplia que acima referimos.
Quem vence aqui em Mazarefes são os de Mazarefes através da Senhora das Boas Novas que é a grande Rainha da Terra. São os “prazeres” da Terra , a Senhora dos Prazeres e das Boas Novas que todos os dias cada um de nós espera.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário