AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 13 de abril de 2010

Contas de Paróquia--- São números e estes são frios. onde vamos buscar calor?

A Assembleia Paroquial da apresentação de contas referente a 2009, realizou-se a 26 de Março e foram aprovadas.


Prestar contas deve ser sempre algo de muito importante para nós. Temos que fazer isso perante os outros e perante Deus...

Não precisaríamos de prestar contas a ninguém, se neste mundo, fôssemos ilhas... Mas somos seres de relação!...

Os números, por si, são frios! Fazem parte, geralmente, duma linguagem cinzenta da vida. No entanto, os números aqui apontados expressam a vida duma comunidade que se movimenta, dinamiza, cresce e se desenvolve dentro dos parâmetros possíveis do amor, da bondade, da justiça e da verdade, iluminados pelo Evangelho.

Aqui estão os números que, nesta prespectiva, falam por si e, de frios, se fazem quantes, vermelho escarlate, fruto do combate, da luta pelo o amor cristão levado ao rubro na comunidade eclesial de Nossa Senhora de Fátima.


Só assim se compreende que tenhamos cerca de 230 famílias que todos os dias beneficiam da nossa obra paroquial, através do Infantário, do ATL, do Centro de Dia, ADI, SAD, Refeitório Social, do Samaritano e do Berço.

Ao longo do ano foram 310 as famílias que receberam ajuda do CECAN/RD, cerca de 25 os assistidos mensalmente pelos vicentinos e 11 os que receberam ajuda imediata no Cartório para as primeiras necessidades, o que diminuiu depois da criação do Observatório Paroquial da Pobreza.

Ainda mais os alunos na Escola de Música para além dos que, ao longo do ano, desenvolvem os seus conhecimentos em Informática, em artes plásticas, equitação, desenho, pintura. As 600 a 900 crianças na Catequese em média de frequência, os membros do Escutismo Misto, mais de 300 pessoas nas viagens, nos A.A., entre 20 e 30 pessoas em acções de formação, etc, etc...

Quanto ao Centro Social verifica-se com clareza que se não fossem os donativos da Comunidade em vez de um resultado líquido positivo teríamos um abalo fortemente negativo.

Quanto ao Ozanan-Centro de Juventude apesar dos poucos recursos económicos próprios dum ATL, teve, embora pequeno, um resultado positivo.

Quanto à Paróquia observámos que diminuiu à dívida existente em 2008 por causa das obras e teve um saldo positivo, graças aos donativos que durante o ano nos trouxeram os paroquianos, os amigos da obra, a C. de Angariação de Fundos e muitas espécies de eventos.

Enfim, todos os sectores foram positivos graças às ofertas ou donativos que influenciaram os proveitos nos diversos sectores. O Cecan-r/d - Recebe roupas, mobílias, electrodomésticos que entregou no valor de mais de 100.000,00 euros. A Paróquia contribuiu para outras necessidades públicas e privadas com cerca de 3.000 em dinheiro.

Pe. Artur Coutinho

Sem comentários: