AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 17 de abril de 2010

Uma reflexão pertinente- A educação hoje? O neocolonianismo capitalista?...Será?

FALTA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL A TROCO DE ... "QUÊ" ? !!!




Em dias sussessivos e a todas as horas, ouvimos na televisão e demais comunicação social, acusações à Igreja Católica por actos condenáveis supostamente praticados por alguns dos seus membros...

Suspreende pela insistência das mesmas notícias, mais parecendo uma forma de "droga televisiva ou jornalistica"do que o desejo ou intenção de informar, de formar personalidades dignas, de carácter nobre e de consciências sãs.

Reflectindo,deparamo-nos com uma época em que a intriga, a maldade, os maus exemplos, a violência, o escândalo e até a sexualidade, parecem ser os assuntos preferidos e prioritários da comunicação social e "pasme-se"... que já se instalaram na escola...!!! A sexualidade é tema diário da comunicação social nos últimos anos e nela têm sido envolvidos nomes sonantes das artes, das letras, das ciências, das diversas profissões, da vida pública, de políticos, etc...nem sempre com foros de verdade, por vezes por calúnia, difamação, perseguição, má fé, intensões reservadas sem fundamento... Mas fica a calúnia e o enxovalho.

Parece estar em "orquestração" pelo mundo fora intenso ataque à Igreja Católica através de alguns dos seus membros que, pelo seu "Magistério" exige mais e maior reserva e cuidado na valorização dos insultos e difamações. Há bons, há maus padres e religiosos e também têm inimigos, não só por qualquer motivo pessoal, mas sobretudo pela sua função e missão sacerdotal, pela sua ligação à Igreja Católica e, como se dizia na minha região "não se mede tudo pelo mesmo raseiro". A Igreja não é constituída só por maus exemplos, mas igoram-se (propositadamente, má fé, intencionalmente...!) os bons e os que por mim, por si, por todos nós sofreram e sofrem na sua vida de santidade...!

Os padres, os religiosos, os membros do clero ou elementos da Igreja Católica ou de outra religião, -(que devem ser punidos por crimes que cometam, não só pelos poderes judiciais como pela hierarqia)-são seres humanos, por isso, pessoas como eu, como "você",como o ministro, o juiz, o advogado, o médico, o general, o professor, o engenheiro, o catedrático, o analfabeto, o carpinteiro, o trolha, o homem da rua a dormir debaixo da ponte e, por isso, como todos nós portadores de defeitos e de qualidades, de instintos e de sentimentos, que praticamos actos bons, maus, reprováveis, louváveis... "Errare humanum est" e todos nós erramos...e cometemos desregramentos mais condenáveis e de maior relevância nas pessoas com maior ou menor responsabilidade na sociedade ou na vida pública.

Todavia, respondemos individualmente pelo acto reprovável que praticamos como pessoa perante os poderes constituídos, perante a sociedade e, o crente, ainda perante Deus, nada tendo a ver a "Instituição" a que estejamos ligados com os desmandos de cada indivíduo.

Assim, entendo que é despropositado, que é dispiciendo incriminar a Igreja pelos desvarios de X, Y ou Z, que são seres humanos, pessoas, cidadãos como nós, mas que na execução das suas actividades religiosas são padres.

O padre, que deve ser rigorosamente exemplar em todos os seus procedimentos e atitudes, como pessoa, como homem,como cidadão, pode cometer erros graves e altamente condenáveis sujeito à responsabilidade e justiça da sociedade em que se insere e por eles responde.

Porém, quando no exercício das sua atribuições religiosas ou sacerdotais, mercê do seu juramento e ordens religiosas e canónicas de que foi investido quando da sua Ordenação, ele é representante de Jesus Cristo.

Depois desta divagação, como católico praticante, registo como a minha fé e a minha consciência cristã vêem o padre ou sacerdote:



Um ser humano, uma pessoa, um cidadão capaz de praticar o bem e mal, -(embora só deva praticar o bem)- de errar, pecar e perpetrar actos sensuráveis que o envergonhem, como qualquer outra pessoa;

Uma pessoa invulgarmente culta, com capacidade para reconhecer as suas faltsas e delas se redimir;

Uma pessoa que na generalidade vive e sofre a dor dos outros, serve desinteressadamente a sociedade, é bondoso e generoso com as cianças, os pobres, os doentes, os idosos, e com todos aqueles que de algum modo sofrem física ou moralmente;

Um cidadão que serve os outros e não se serve, dedicando-se muitas vezes à criação, desenvolvimento e funcionamento de obras sociais e misericordiosas para ajudar os pedintes, os pobres envergonhados,os doentes, os idosos, os cegos, as crianças e abandonados, os deficientes mentais,os vencidos pela vida e pela droga...etc.;

Um Homem que investido numa missão que Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, lhe insinuou e como tal, no exercício e realização dos seus actos e cerimónias religiosas de pessoa ordenada padre, despido da sua natureza humana, ignorando-lhe os seus erros e ou desvarios, deve ver-se como "um alter Cristus".

A Humanidade espera da comunicação social, essencialmente:

- uma informação exacta, sem sofismas, que contribua para a nobilitação do ser humano pleno de virtudes, de dignidade, de carácter impoluto, incorrupto, de consciência recta, - (um ser humano com H grande) - servindo-se de uma ética jornalística fundamentada em valores que respeitem a pessoa em toda a sua integridade física, psiquica e moral.



V.C.,2010.04.03

Publicada por VAFONSO em 19:01

Sem comentários: