AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 9 de agosto de 2009

40 anos de Paróquia -2007

Na acta número 33, de 4 de Outubro de 1996, do Conselho Paroquial da Pastoral onde faltou o Presidente, o Pároco, devido à saúde de seu pai que faleceu no dia seguinte, e à qual presidiu o Bispo da Diocese D. Armindo Lopes Coelho, pode-se ler:
«Aos quatro dias do mês de Outubro do ano mil novecentos e noventa e seis, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, no Humanitus Forum, sito à rua da Bandeira número quinhentos e quatro, desta cidade de Viana do Castelo, reuniram os membros do Conselho Paroquial de Pastoral abaixo assinados, com a presença do Sr. Dom Armindo, Bispo da nossa Diocese e conforme a convocatória de vinte e cinco de Setembro do corrente ano.
Esta reunião insere-se no programa da visita pastoral a esta Paróquia, que finaliza no dia seis pelas onze horas com a crismação de cinquenta jovens.
Na ausência do Pároco, Padre Coutinho, foi o senhor Padre Costa que fez a apresentação do Senhor Bispo e o convidou a presidir a esta sessão e completou os membros que fizeram parte da mesa com elementos presentes chamados a participar.
Aberta a reunião e posta à discussão a acta da sessão anterior que foi aprovada.
Seguidamente, o Senhor Dom Armindo tomou a palavra demonstrando a sua satisfação por estar a presidir a uma reunião do Conselho Pastoral, dos primeiros a serem constituídos na Diocese de Viana do Castelo e que ele, contente, fez aprovar o seu estatuto, lamentando que em toda a Diocese só três paróquias tenham estatutos aprovados. A todos os presentes demonstrou o quanto é importante para a vida da Diocese que todas as paróquias tivessem os seus Conselhos Pastorais criados e organizados.
Na continuação do uso da palavra, o Senhor Bispo indagou os membros do Conselho Pastoral sobre os movimentos e os programas de acção a levar a efeito nos próximos tempos.
Sobre o projecto da implantação do Centro Paroquial e das muitas dificuldades que têm motivado o adiamento da sua concretização, não se sabendo ainda, nesta data, o local onde o mesmo poderá vir a ser construído. Estas e outras explicações foram prestadas pelo Senhor Luís Sobreiro, pessoa que mais tem estado ligado àquele projecto, como membro da Comissão Fabriqueira.
O Senhor Dom Armindo fez alguns comentários à falta de estruturas que faltam a esta Paróquia, mas mesmo com tais carências ela tem uma acção sócio-caritativa muito forte e continua a fazer um esforço muito grande na vertente da educação, na fé dos seus paroquianos e nas acções de formação dos seus membros no aperfeiçoamento religioso.
Sendo uma Paróquia que não tem Irmandades nem Confrarias, a sua vida de acolhimento na Paróquia é excelente.»
(...)
«Falou o responsável pelo Escutismo e também o da Catequese. O Senhor Padre Sequeiros interveio relativamente à Pastoral na cadeia, seguindo-se o Senhor Padre Costa sobre assuntos gerais da Paróquia.
Ouvidas as questões postas sobre a actividade paroquial, o Senhor Dom Armindo manifestou uma vez mais a sua alegria por ter participado nesta reunião, dizendo que os presentes, sendo representantes das actividades da paróquia e como responsáveis, são na sociedade o fermento da Igreja na salvação do Povo de Deus e foram chamados para levar a esperança às pessoas e o Conselho Paroquial de Pastoral é a força motora de novas ideias.
Lamentando a falta de saúde do pai do Senhor Padre Coutinho, agravada há poucos dias, reconheceu todo o seu esforço feito em prol da Paróquia e de todos os seus paroquianos afirmando que o nosso pároco se preocupa mais com as pessoas do que com o cimento, dando de seguida por encerrada esta sessão, uma vez que dos presentes não houve mais ninguém a pedir a palavra para qualquer questão.»

Sem comentários: