AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A alimentação- P.N. 2007

Nos meados do século xx a alimentação era muito pobre, mas talvez mais saudável a qualidade das refeições. Tudo variava de terra para terra e de região para região.
No entanto, conheci casos em que havia o mata-bicho quando no Verão os lavradores se levantavam cedo e iam para o trabalho às 4 ou 5 horas da manhã, antes que o sol apertasse e regressavam às 9 ou 10 horas, para tomar o pequeno almoço quando não o levavam consigo. Às 13 ou 14 horas (meio dia novo ou velho) era a hora do almoço. Às 17 horas era a merenda (lanche), normalmente comida onde estivessem a trabalhar, no campo à sombra de uma árvore ou da vinha... Às 20 horas era a hora de jantar e às 22 horas era a hora da ceia. Às vezes, o jantar confundia-se com a ceia e era pelas 21 horas, no fim do qual se rezava o terço em família.




No Inverno, os horários eram um pouco diferentes. O jantar (ceia) era mais cedo e as higienes faziam-se logo a seguir para se rezar o terço, fazer serão e no fim ir deitar-se. O serão nas aldeias era preenchido com o espadelar do linho nas noites frias do Inverno... à volta da fogueira, a contar anedotas, histórias, contos, adivinhas, falar de coisas antigas da família, limpar azeitona, feijão....
Sobre a alimentação recordo quando eu próprio ia com uma tigela, uma malga, buscar leite que tinha acabado de sair do ubre da vaquinha e deitava-lhe miolo de pão broa. Era um rico petisco, a mais naquele dia! Era mesmo assim, sem ferver e morninho, acabado de sair pelo teto da vaca. Às vezes, era eu que o fazia directamente para a malga. Estou a falar na primeira pessoa, mas era vulgar na aldeia fazer-se isso em todas as casas . Outra coisa muito vulgar, sobretudo para os adolescentes na fase de crescimento, era os pais darem umas tigelas de vinho com gemas de ovos e sopas de vinho com miolo de pão broa.
Nem todos tinham essa sorte! Na escola primária alguns tomavam óleo de fígado de bacalhau como suplemento alimentar. Era tempo de fome. Por isso, havia sempre em minha casa lugar para receber os colegas pobres. Iam da escola, que era à beira, comer pão com leite, com azeite, com toucinho, com chouriço, com o que calhasse frutas da época... do que houvesse, estivessem os pais ou não. Eu lá arranjava do que havia à mão para partilhar, como me recordam alguns dos favoritos, coisas de que já nem me lembrava.
Eu era filho de lavrador, mas tinha colegas que eram filhos de famílias que passavam mal. Isso era uma confusão para mim.
A alimentação normal era o caldo. O caldo era o mais rico alimento. Levava normalmente legumes, vegetais, feijões, toucinho que era ralado para lhe dar gordura, ou, na sua vez, levava unto.
Comia-se batata e mais batata, feijão frade, alguma alface, feijoada entremeada de “padre-nossos” de toucinho da barriga do porco, uma vez por outra lá vinha o arroz ou a massa.
Todo o lavrador matava 1,2 ou 3 porcos. Não havia frigoríficos, nem arcas. Tudo era conservado ao fumeiro e com condimentos, à excepção das carnes moles ou ossadas que eram conservadas em sal, nas salgadeiras, normalmente em pedra, quando não eram em madeira. Assim guardavam para o ano inteiro.
Para alternar com a carne de porco comia-se sardinhas. Às vezes, uma sardinha era para duas pessoas e um carapau para 3 pessoas, um sorelo era para a família toda.
Por vezes havia os bolinhos de bacalhau em dias de festa. Também se faziam os pastéis de massa: farinha com salsa, cebola petada, com umas raspas de toucinho ou de sardinha e levados à frigideira. Em vez de pastéis, confeccionava-se, às vezes uma espécie de tortilha à Espanhola com bocados de batata na sertã e mais umas gemas de ovos. Depois eram cortadas e repartidas por cada um dos comensais. Faziam-se ainda os pastelões que eram à maneira dos pequenos pasteis com farinha, salsa, ovos, bocadinhos de chouriço, batata, (eram os mistérios).Também as migas de pão eram outro petisco.






As matanças dos porcos davam sempre lugar a uma festa, a do sarrabulho. Normalmente era no Domingo seguinte. Faziam-se rojões em quantidade suficiente para guardar e para gastar ao longo de alguns meses. Como? Metiam os rojões no meio do pingue.As matanças dos porcos davam sempre lugar a uma festa, a do sarrabulho. Normalmente era no Domingo seguinte. Faziam-se rojões em quantidade suficiente para guardar e para gastar ao longo de alguns meses. Como? Metiam os rojões no meio do pingue.
O pão mais comum era o pão broa. Cada lavrador cozia duas rasas de pão, cozia pão para 15 dias mais ou menos. Às vezes, devido ao clima ou à cozedura, aparecia o bolor, onde Fleming descobriu a penicilina. O pão com bolor já não se come, mas, por vezes, o lavrador aquecia o forno, metia o pão lá dentro e o bolor desaparecia. Continuava-se a comer aquele pão até acabar.
As aves de criação doméstica como uma galinha eram outro alimento usado. No entanto, era só para dias de festa. Comer galinha num dia qualquer, ou estava ela doente e antes que morresse era preciso comê-la, ou alguma mulher tinha dado à luz. Neste caso não saía da cama enquanto não se restabelecesse das forças e comia 8,10,15 ou 20 galinhas, 1 galinha por dia. Isto conforme as regiões.
continua no próximo número

Sem comentários: