Um de cada vez foto
Faleceu, no dia de S. Martinho, no Hospital Particular de Viana do Castelo, vitimado por doença prolongada António José Martins Pereira, ex-vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo e desde 1993 director da agência vianense da Fundação INATEL. Tinha 65 anos. Após missa de corpo presente, realizada às 15.30H, na igreja da Ordem Terceira, em Viana do Castelo, foi a sepultar na freguesia de Areosa, no concelho.
António Pereira, filho de António Martins Pereira e de Rosa Martins Afonso de Gaspar, natural de Monserrate. Foi professor e esteve destacado na Coordenação da Área Educativa de Viana do Castelo. Foi docente muitos anos e responsável pela Coordenação dos Exames Nacionais a nível de Viana do Castelo.
Era um homem de consensos, dialogante, sensível às causas sociais pelas quais deu muito da sua vida o que fez granjear simpatia, respeito e admiração da população.
Deixa viúva a Assistente Social reformada a Dra. Emília Novais Freitas Sampaio Martins Pereira e uma filha adoptiva a Filipa Andreia Sampaio Pereira, licenciada e já a trabalhar.
Há muito ligado a diversas instituições e colectividades do concelho, António Pereira integraria o Executivo liderado por Branco Morais (PSD, 1989-1993), fazendo, também, parte do elenco camarário do mandato seguinte.
Elemento fundador de colectividades como o Real Jardim Futebol clube (nascido em 1961) e o Coral Polifónico de Viana do Castelo de Viana do Castelo (1967), António Pereira foi, durante mais de uma década, membro dos corpos gerentes do Sport Clube Vianense, integrando, ainda, a direcção de estruturas locais como o Lar de Santa Teresa.
Era um homem de fé, tanto na prática como nos comportamentos e atitudes, amigo da Paróquia de Nª Senhora de Fátima e das suas obras.
Sem comentários:
Enviar um comentário