AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 15 de junho de 2010

D.Clotilde Cardoso,D.Carlos Pinheiro, Manuel Couto Viana, M. Rebolo


-Em 21 de Maio, faleceu com 89 anos a Clotilde da Conceição Cardoso, a última irmã de 11 irmãos, moradora à Rua Pe. Américo, viúva de António Fernando da Costa Dias há 30 anos, filha de António Dias e de Anunciação Dias. Vivia com sua filha Sara Cardoso Dias Leão, viúva de João Henrique Pinheiro Leão desde há 16 anos, filho de Henrique Leão e Gracinda P. Leão e com três netos: o João, casado, e com duas filhas, a Luísa com casal de filhos, e a Maria Teresa, solteira.


A Sara Leão é pessoa que não se perde na solidão porque faz dela, momentos felizes na contemplação do Deus que acredita, onde encontra serenidade e paz interior, força para estar disponível e generosa para fazer bem a quem precisa.

-D. Carlos Pinheiro, faleceu no dia 4 de Junho.

Foi Vigário Geral de Braga, em Viana do Castelo, e Bispo de Dume e auxiliar de Braga. Antes, foi pároco de Ponte de Lima onde tinha casa e passou os últimos anos de sua vida.

Era um homem culto, um grande pastor da Igreja Católica. Escreveu livros vários sobre história e arte. Um grande defensor da defesa do património, sobretudo, o religioso e por onde passou deixou rasto.Como Vigário Geral de Viana lançou o primeiro registo dos bens patrimoniais das Paróquias. Em nenhum lado li sobre ele que era um bom intérprete da língua lusitana e celta.Era natural de Âncora onde foi a sepultar depois das várias exéquias fúnebres.

-Morreu o escritor vianense António Manuel Couto Viana


-António Manuel Couto Viana nasceu a 24 de Janeiro de 1923, em Viana do Castelo, e morreu a 8 de Junho de 2010, em Lisboa. Foi poeta, contista, dramaturgo, ensaísta, memorialista, e autor de livros para crianças,sem esquecer as do nosso Berço com título “Criança é rima da Esperança”, apresentado no Forum perante várias individualidades e com a presença do Duque de Bragança e sua esposa que no fim fizeram uma visita `Instituição. Conta a sua obra com mais de uma centena de títulos, muitos dos quais premiados.

A sua estreia literária deu-se em 1948 com o livro de poemas O Avestruz Lírico, mas já escrevia desde 1943, pelo menos, em jornais locais de Viana, Braga, Valença e Lisboa.

-Faleceu Manuel Emílio da Rocha Rebolo com 67 anos de idade, filho de João Filipe Rebolo e de Virgínia da Silva Rocha. Deixou viúva Maria de Lurdes Pinto Regadas e duas filhas, a Maria de Lurdes e a Teresa Maria casadas e com geração.

Ele era natural de Vila Franca e ela de Paço da Régua.

Sem comentários: