AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sabores espirituais da Eucaristia vista pelos santos

unidosenelamorajesus@gmail.com


“Cristo susteve-se a si mesmo em Suas mãos quando deu o Seu Corpo a Seus discípulos dizendo: “Isto é o Meu Corpo”. Ninguém participa desta Carne sem que antes A adore”

“Se nos detivéssemos, apenas por um momento, a considerar atentamente o que acontece neste Sacramento, estou certo de que o pensar no amor de Cristo por nós transformaria a frieza dos nossos corações num fogo de amor e gratidão” (Santa Ângela de Foligno).

“Reconhece neste pão o que esteve suspenso na cruz, e neste cálice o que fluiu de Seu lado… tudo o que, de muitos e variados modos, de antemão anunciado nos sacrifícios do Antigo Testamento, pertence a este sacrifício singular que se revela no Novo Testamento”

(Santo Agostinho, Sermão 3, 2; cerca de 410 D. C.).

Oh Senhor, não podemos ir à piscina de Siloé à qual enviaste o cego, mas temos o cálice do Teu Precioso Sangue, cheio de vida e luz. Quanto mais puros somos, mais recebemos” (Santo Efrém).

Pensamentos de alguns Santos, acerca da Eucaristia.

Quando a abelha recolheu o néctar do céu e o néctar das flores mais doce do que a terra, apressa-se a ir para a sua colmeia. Da mesma maneira, o sacerdote tendo no altar o Filho de Deus (que é como o orvalho do céu, flor da nossa humanidade) t’O dá como manjar delicioso” (São Francisco de Sales).

“Oh! grandeza admirável,

oh! condescendência assombrosa,

oh! humildade sublime,

oh! sublimidade humilde,

que o Senhor de todo o universo,

Deus e Filho de Deus,

se humilhe a ponto de se esconder,

para nossa salvação ,

nas aparências de um bocado de pão! ” (São Francisco de Assis)



Para celebrar bem uma Eucaristia seriam necessárias três eternidades: uma para a preparar, outra para a celebrar e uma terceira para dar graças”

(São João Eudes).

“Tende por certo que o tempo que empregardes com devoção diante deste diviníssimo Sacramento será o tempo mais bem aproveitado nesta vida e que mais vos consolará na vossa morte e por toda a eternidade. E sabei que talvez ganheis mais num quarto de hora de adoração na presença de Jesus sacramentado que em todos os restantes exercícios espirituais

do dia”

(Santo Afonso Maria de Ligório)."

“Assim como dois pedaços de cera derretidos juntos fazem apenas um, de igual modo o que comunga está de tal maneira unido a Cristo que ele vive em Cristo e Cristo nele” (São Cirilo de Jerusalém)."

“Preparando o altar e depois de me paramentar e durante a Missa, movimentos internos mui intensos e muitas e intensas lágrimas e pranto, com frequência perda da fala, e também ao final da Missa e por largos períodos durante ela, na preparação e depois, a clara visão de Nossa Senhora, mui propícia diante do Pai, até tal grau que as orações ao Pai e ao Filho e na consagração não podia senão senti-la e vê-la, como se fora parte ou a porta para toda a graça que sentia no meu coração. Na consagração da Missa, ela ensinou-me que a sua carne estava na de seu Filho, com tanta luz que não posso escrever sobre isso.

Não tive dúvida da primeira oblação já feita”

(Santo Inácio de Loyola).

“Não é necessário, meu Senhor, entender que Tu estás ali; é necessário saber que estás ali, Escondido, e saber que por Tua vontade Te escondes naquele pedacinho de pão e naquele cálice de vinho, e assim me vais ensinando a amar no invisível, me vais ensinando a confiar que, ainda que não Te veja ‘Tu estás ali’ ”.

Se desejas receber mails relacionados com a Igreja, que contêm diapositivos, vida de Santos, Evangelho do Domingo, etc. escreve a : unidosenelamorajesus@gmail.com



Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece participar devotamente de uma só Eucaristia, do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra." (São Bernardo)



"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens." (Santo Tomás de Aquino)



"Uma só Missa a que houveres participado em vida, será mais salutar que muitas a que os outros participarem por ti depois da morte." (Santo Agostinho)



"Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa." (São Lourenço de Bríndise)



"A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade, de inestimável valor. É o próprio Filho de Deus que a oferece." (São João Maria Vianney)



"Cada Santa Missa a que assistires, alcançar-te-á no Céu maior grau de glória." (São Jerónimo)



"A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz." (São Boaventura)



"A Missa é o sol da Igreja." (São Francisco de Sales)



"Após a consagração, eu tenho visto esses milhares de Anjos formando a Corte real de Jesus, em volta do Tabernáculo. Eu os tenho visto com meus próprios olhos." (São João Crisóstomo)



"Rogo também, no Senhor, a todos os meus irmãos Sacerdotes, os que são e os que serão e os que desejam ser sacerdotes do Altíssimo, que queiram sempre celebrar a Santa Missa puros e puramente façam reverência ao verdadeiro Sacrifício do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo com intenção santa e limpa e não por coisa terrena alguma, nem por temor ou amor a homem algum, como para agradar a homens." (São Francisco de Assis)



"Como nós devemos assistir à Santa Missa? - Como a assistiram a Santa Virgem Maria e as Santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício sangrento da cruz." (São Pe. Pio de Pietrelcina)



"Eis o meio mais adequado para participar com fruto à Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes diante do Altar como o faríeis diante do Trono de Deus, em companhia dos Santos Anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos." (São Leonardo de Porto Maurício)



"Você diz que a Missa é longa, mas eu acrescento: porque o seu amor é curto." (São Josemaría Escrivá)





Pão de Cristo – O PÃO DA VIDA



LÊ EM SILÊNCIO E MEDITA! TEXTO BREVE E INSPIRADOR.



O que se segue é um relato verídico sobre um homem chamado Vítor.

Depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se forçado a recorrer à mendicidade para sobreviver, o que o entristecia e envergonhava muito.

Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um restaurante de luxo, quando viu chegar um casal.

Vítor pediu-lhe algumas moedas para poder comprar algo para comer.

- Não tenho trocos - foi a resposta seca.

A mulher, ouvindo a resposta do marido, perguntou:

- Que queria o pobre do homem?

- Dinheiro para comer. Disse que tinha fome - respondeu o marido encolhendo os ombros.

- Lourenço, não podemos entrar e comer comida farta de que não necessitamos e deixar um homem faminto aqui fora!

- Hoje em dia há um mendigo em cada esquina! Aposto que ele quer é dinheiro para beber!

- Mas eu tenho uns trocos comigo. Vou dar-lhe alguma coisa!

Mesmo de costas para eles, Vítor ouviu tudo o que diziam. Envergonhado, queria afastar-se e fugir dali, mas a voz amável da mulher reteve-o:

- Aqui tem qualquer coisa. Consiga algo de comer, e, ainda que a situação esteja difícil, não perca a esperança: há-de haver, nalgum lugar um trabalho para si. Faço votos para que o encontre.

- Muito obrigado, minha senhora. A senhora ajuda-me a recobrar o ânimo! Nunca esquecerei a sua gentileza.

- Você vai comer o Pão de Cristo! Partilhe-o! - acrescentou ela com um largo sorriso, dirigido mais ao marido do que ao mendigo.

Vítor sentiu como se uma descarga eléctrica lhe percorresse o corpo.

Foi a um lugar barato para comer um pouco. Gastou só metade do que tinha recebido e resolveu guardar o restante para o dia seguinte: comeria do 'Pão de Cristo' dois dias.

Mas uma vez mais sentiu aquela descarga eléctrica a percorrer-lhe o corpo: O PÃO DE CRISTO!

"Um momento! - pensou - Eu não posso guardar o 'Pão de Cristo' só para mim".

Parecia-lhe como que escutar o eco de um hino antigo que tinha aprendido na catequese.

Naquele momento, passava um velhote ao seu lado.

- Quem sabe, se este pobre homem não terá fome também - pensou - Tenho de partilhar o 'Pão de Cristo'.

- Ouça - chamou Vítor - Quer entrar e comer uma comidinha quentinha?

O velho voltou-se e encarou-o de olhar incrédulo.

- Está a falar sério, amigo? O homem não acreditava em tanta sorte, até estar sentado à mesa coberta com uma toalha e com um belo prato de comida quente à frente.

Durante a refeição, Vítor reparou que o homem envolveu um pedaço de pão num guardanapo de papel.

- Está a guardar um pouco para amanhã? - Perguntou.

- Não, não. Eu conheço um miúdo da rua e que tem passado mal ultimamente. Estava a chorar com fome, quando o deixei. Vou levar-lhe este pão.

- O Pão de Cristo! - Recordou novamente as palavras da senhora e teve a estranha sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela mesa.

Ao longe, os sinos da igreja pareciam entoar o velho hino que antes lhe tinha ressoado na cabeça.

Os dois homens foram levar o pão ao menino faminto que o começou a devorar com alegria. Subitamente, deteve-se e chamou um cãozinho, um cachorrinho pequeno e assustado.

- Toma lá. Metade é para ti - disse o menino. O Pão de Cristo também chegará para ti.

O catraio tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e começou a correr com alegria.

- Até logo! - disse Vítor ao velho - Nalgum lugar encontrará emprego. Não desespere! Sabe? - sussurrou - Isto que comemos é o Pão de Cristo. Foi uma senhora que me disse quando me deu aquelas moedas para o comprar. O futuro só nos poderá trazer algo de muito bom!

Enquanto se afastava, Vitor reparou melhor no cachorrinho, que lhe farejava as pernas. Abaixou-se para o acariciar, quando descobriu que ele tinha uma coleira onde estava gravado o nome e o endereço do dono.

Vítor pegou nele e caminhou um bom bocado até à casa dos donos do cão, e bateu à porta.

Ao ver que o seu cãozinho tinha sido encontrado, o homem primeiro ficou todo contente; depois, tornou-se mais sério, pensando que se calhar o teriam roubado; mas, encarando a cara séria de Vítor e vendo no seu rosto um ar de dignidade, disse então:

- Pus um anúncio no jornal oferecendo uma recompensa a quem encontrasse o cão. Tome!

Vítor olhou o dinheiro, meio espantado, e disse:

- Não posso aceitar. Eu apenas queria fazer bem ao animal.

- Pegue-lhe! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto! E olhe, se precisar de emprego, vá amanhã ao meu escritório. Faz-me falta, ao pé de mim, uma pessoa íntegra assim.

Vítor, ao voltar pela avenida, como que volta a ouvir aquele hino que recordava a sua infância e que lhe ressoava no espírito. Chamava-se 'REPARTE O PÃO DA VIDA'.



NÃO TE CANSES DE DAR, MAS NÃO DÊS SOBRAS / DÁ COM O CORAÇÃO, MESMO QUE DOA.

QUE O SENHOR NOS CONCEDA A GRAÇA / DE TOMAR A NOSSA CRUZ E SEGUÍ-LO, /MESMO QUE DOA!


Reparte com alegria e terás um dia feliz!

Sem comentários: