AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Novo Bispo para a Diocese de Viana

Novo Bispo para a Diocese de Viana




Bento XVI nomeou D. Anacleto Gonçalves Oliveira, de 63 anos, como novo Bispo para a Diocese de Viana do Castelo. O até agora Bispo Auxiliar de Lisboa vai substituir 0. José Pedreira, que apresentara ao Papa a sua renúncia por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico. A tomada de posse está marcada para o próximo dia 15 de Agosto. Bispo de Viana desde 29 de Outubro de 1997, D.José Pedreira completou 75 anos no passado dia 10 de Abril, mas apresen¬tara anteriormente a sua renúncia, alegando cansaço.

O actual Bispo de Viana, D. José Pedreira, saudou a nomeação de um sucessor e agradeceu a Bento XVI por aceitar o seu pedido de dispensa do cargo. "Manifesto o meu agradecimento ao Santo Padre por ter sido acolhida a minha solicitação, agradeço a generosa colaboração que recebi de sacerdotes e fiéis leigos e felicito o novo Pastor que é dado a esta Igreja diocesana de Viana do Castelo", refere o texto da saudação de D. José Pedreira.

O prelado apresenta o novo Bispo de Viana como um prelado "dotado de esmerada formação teológica, particularmente na área bíblica e catequétíca". "A sua simplicidade e delicadeza de trato, o denodado amor ao trabalho que tem demonstrado, a sua reconhecida compe¬tência pastoral são razões assaz fundamentadas para acolhermos a notícia da sua nomeação com alegria, satisfação e muita esperança", sublinha. Em conclusão, D. José Pedreira exorta "a inteira comunidade cristã desta Igreja diocesana, presbíteros e fiéis leigos, Conselhos Pastorais de governo, secretariados e movimentos eclesiais a dedicar-lhe fiel e generosa colaboração e a unir as suas orações e súplicas ao Senhor pelo frutuoso desempenho do seu novo ministério". O Bispo eleito de Viana também dirigiu uma saudação à Diocese, na qual manifesta a sua emoção pela "graça" de suceder "a tão dedicados pastores, todos eles ainda vivos: D. Júlio Tavares Rebimbas, D. Armindo Lopes Coelho e, por último, D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira, ainda â sua frente como Administrador Apostólico". D. Anacleto Oliveira, elege como tarefa prioritária conhecer a realidade humana e religiosa da Diocese e da região. Em declarações à Agência ECCLESIA, o

prelado sublinha que a primeira expectativa "é conhecer a diocese" porque, "mesmo geograficamente, conheço mal aquela região". Depois de conhecer a Diocese, o Bispo eleito quer "começar a amá-la porque é com ela que vou viver". A dimensão festiva é uma realidade frequente naquela região. "É bom sinal porque festejar é das coisas mais belas que existe e das expressões mais cristãs que existem" - frisou.

D. Anacleto Oliveira afirmou estar "confiante" com as novas tarefas pastorais. Na diocese de Lisboa, tinha a seu cargo a região pastoral do Oeste do Patriarcado. Ainda não tem "saudades desta região pastoral, mas quando por lá passo vou ter que começara dizer adeus", confidenciou.

Percurso

D. Anacleto Oliveira foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005 e foi ordenado no dia 24 de Abril de 2005, em Fátima, numa celebração presidida por D. Serafim Ferreira e Silva. Tem como lema episcopal «Escravo de Todos». O prelado, que se irá tornar o quarto Bispo na história da Diocese de Viana, é actualmente presidente da Comissão Epis¬copal para a Liturgia. D. Anacleto Oliveira foi um dos dois delegados da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) ao Sínodo dos Bispos, que decorreu em Roma de 5 a 26 de Outubro de 2008, subordinado ao tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", e assinou o itinerário catequético, proposto pela CEP, para o Ano Paulino proclamado pelo Papa em 2008. É ainda membro da Co-missão Episcopal da Educação Cristã. D. Anacleto de Oliveira nasceu a 17 de Julho de 1946. Estudou no Seminário de Leiria e foi ordenado padre a 15 de Agosto de 1970. Após a ordenação, frequentou em Roma a Universidade Pontifícia Gregoriana e o Instituto Pontifício Bíblico, tendo obtido as licenciaturas em Teologia Dogmática e em Ciências Bíblicas. Terminou os estudos bíblicos na Alemanha, tendo obtido o doutoramento em Ciências Bíblicas pela Universidade de Munster, cidade na qual trabalhou com a comunidade portuguesa. Na Diocese de Viana, criada em Novembro de 1077, irá encontrar um território com 2108 quilómetros quadrados, contando 291 paróquias e uma população de aproximadamente 250 mil habitantes.

Sem comentários: