AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Peregrinação a Santa Luzia, não, Peregrinação ao Sagrado Coração na montanha de Santa Luzia

Peregrinação a Santa Luzia




Os vianenses cumpriram, como tradicionalmente tem acontecido, o voto feito por ocasião da febre pneumónica, a construção no alto do Monte de Santa Luzia do Templo ao Sagrado Coração de Jesus e a subida da montanha, em peregrinação, todos os anos, no Domingo seguinte ao dia do Sagrado Coração de Jesus.

A nossa Paróquia levou muita gente e muita juventude que se realçou este ano pela primeira vez.

Disso foram responsáveis alguns jovens e catequistas e também a dinamização dos corais pela Célia.

Acompanhou, substituindo o pároco, o acólito Engº Ricardo Igreja que assumiu com muita dignidade.

Os leigos já estão a pensar na Peregrinação do próximo ano e, antigamente, toda a gente subia lá acima e levava o seu farnel, assistindo numerosa multidão à Santa Missa, ainda me lembra do D. António Bento Martins Júnior e, depois, da mudança para o seu auxiliar que lhe veio a suceder, D. Francisco Maria da Silva.

Eu sei o motivo porque a maioria das pessoas fugiram à Missa. Chegar e voltar de seguida!...

Já há gente que se interroga que a Peregrinação não é uma caminhada mesmo que seja a rezar e a cantar cânticos religiosos, mas deve ser coroada com a celebração eucarística.

Agora a Eucaristia acaba a boa hora, mais ou menos, pelas 12.30H. tão normal para “farnelar” ou regressar a casa para almoçar.

Quanto à reinvidicação que, já há muitos anos se fazia, em relação ao lugar desta Paróquia, já foi levantada na reunião do Arciprestado deste mês de Junho, pelo que no próximo ano venha talvez já na freguesia a seguir a Meixedo (a Meio).

Sem comentários: