AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Felicidade, onde estás?

A felicidade tão desejada pelo Homem está a tornar-se uma consumição. Uns descobrem a felicidade no ser e até em não ter muito e… outros pensam mais na felicidade igual a ter do que no ser.


O objectivo actual está em desviar-se para o conforto, prazer pessoal e imediato, quando o objectivo, realmente, aos olhos dos crentes só são felizes aqueles que descobrem a felicidade em pequenas coisas do dia a dia, não a procuram num lugar, num destino, na matéria, mas no desenvolvimento da consciência e não, no preço, no material, mas na descoberta da alegria, do gozo e da felicidade em coisas pequenas e humildes.

Onde estás felicidade, então?

Um programa de felicidade está nas palavras de Jesus proferidas no conhecido "Sermão da Montanha". A felicidade afinal não se procura, encontra-se; não está nas coisas, mas põe-se nas coisas; não está no destino, mas no caminhar e definitivamente é algo que se pode desenvolver porque depende de nós. A felicidade está no modo como nos empenhamos no trabalho do bem comum.

A felicidade, portanto, está em ti. Não a procures às cegas e consulta a Bíblia em Mt 13,16; Lc 1, 45; Jo 20, 29; alguns perseguem a felicidade, outros criam-na (ditado popular); a felicidade está em ti quando fazes feliz alguém, os outros; quando vives para os outros e a pensar nos outros; quando perdoas, ou perdes e procuras ganhar dinheiro.

Felicidade, dizia S. Josémaria Escrivã: "A relativa e pobre felicidade do egoísta que se encerra na sua torre de marfim, na sua própria carcaça..., não é difícil de conseguir neste mundo. - Mas a felicidade do egoísta não é duradoira." "Quererás perder, por essa caricatura do céu, a felicidade da Glória, que não terá fim?" "Quero-te feliz na Terra. - Não o serás se não perderes esse medo à dor. Porque, enquanto "caminhamos", na dor está precisamente a felicidade."


"A aceitação rendida da Vontade de Deus traz necessariamente a alegria e a paz; a felicidade na Cruz. - Então é que se vê que o jugo de Cristo é suave e que o seu peso é leve."

Um dia perguntaram a Dalai Lama : “ o que mais o surpreendia na Humanidade?” E ele respondeu que era o homem porque é o animal que perde a saúde para juntar dinheiro, gasta o dinheiro para recuperar a saúde. Não ficando por aí, acrescentou:” Pensa tão ansiosamente no futuro que esquece o presente e acaba por não viver nem o presente, nem o futuro.

Perguntar onde está a felicidade é um absurdo porque se a procuras ela está em ti.

Sem comentários: