AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 3 de outubro de 2009

A Família Tenedório

Os Tenedórios de Viana
A cultura Ten é tão velha como o século V antes de Cristo, portanto há 26 séculos. Localizava-se esta cultura no centro da Europa ( França, Austria, Suiça e Alemanha)segundo alguns autores...No entanto, há autores que a levam à idade do ferro, 1200 anos a.c.
Na Galiza esta cultura terá uma idade de 1500 anos. Embora, Pedro Machado nos indique este apelido como Tenórios ou Tenedórios de origem obscura e apontar um primeiro nome de D. Juam Tenorio, como célebre personagem de uma lenda espanhola.Deveria ser da Galiza onde abundam os Tenórios.
Dorio, Doyro, Durio em celta igual a água. Os Dórios eram povos antigos segundo João e Augusto Amaral.
Esta cultura la Téne segundo Joaquim Caridade Arias um autor espanhol, era uma cultura religiosa celta. Era o lugar de Téne. Existe a partir de 1500 um topónimo galego de “Ten”. No mundo germânico era conhecida pela cultura de Hallstat e das contruções palafitas ou lacustres na Suiça .
Aparece Ten como topónimo na França por toda a zona nordeste de Paris, no coração da Europa, na Galiza e Tenório aparece pelo litoral português no alinhamento para norte até Vila Nova de Cerveira seguindo o Caminho até Santiago de Compostela. Tenedório em Portugal, e não só, como apelido. Não tem nada a ver com Teodoro.
Aparecem Tenedórios em Vila Nova Cerveira e Caminha. Há famílias Tenedórios em Caminha, e a palavra Tenedório significa para mim um lugar da antiquíssima cultura Tén um dos vários ramos dos celtas ou também pode ser uma hipóptese significar a cultura dos Dórios.
O Marquês Tenório de Vila Nova de Cerveira, aprece no século XVII. Teria deixado Tenedórios por esta região. De onde veio este apelido para esta região?
Manuel Alfredo Tenedório, José Tenedório e Genoveva Tenedório, os dois últimos gémeos, filhos de Manuel Tenedório e de Laurinda de Vila Nova de Cerveira. Todos viveram e vivem nesta paróquia.
Todos casaram e deixaram filhos, alguns estão casados e com geração. Só não deixou geração a Genoveva.
O Manuel era funcionário público, nas finanças,tendo chegado ao fim de carreira, agora reformado e com 80 anos e sua mulher Amélia Costa Ribeiro, com 79 anos. O Manuel é o único que sobrevive, pois os dois gémeos que bem conhecemos e foram moradores, na Papanata, já faleceram num dos Lares da Cidade.
O Manuel, o mais velho, é pai de Maria Amélia, Maria José e Maria Manuela (gémeas) e Paula. Todas casadas e com filhos e com netos; a Paula a mais nova é médica no Porto.
O José casado com Idalina deixou geração, o Luís formado em Filosofia a trabalhar e casado, Maria José e Conceição casadas e com filhos.
A Genoveva não deixou geração; o marido foi chefe da estação de Viana. A maioria dos Tenedórios vive ou viveram nesta paróquia.
Os Tenedórios que referimos são famílias laboriosas, lutadoras por causas positivas, pacientes e chegam sempre a atingir os objectivos que procuram.

Sem comentários: