AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 17 de outubro de 2009

O Espirro e o espirra canivetes


O dicionário diz que o espirro é uma expulsão reflexa, brusca e sonora do ar pelo nariz e pela boca.
Ao espirro também lhe chamam borrifo ou esguicho.
Normalmente é provocado por uma irritação da mucosa nasal ou pela presença de algo estranho, alergia a algum pó ou poeira, algum ar poluido, pólen, pêlos de animais... irritação por algum problema respiratório, em caso de constipação, rinite, ou sinusite...
O espirro era e é o atchim!... Logo alguém responde: Santinho!
Se for a gripe A, para alguns, já não, é Santinho, nem é Jesus! O espirro vem sempre a uma hora, seja, ela conveniente ou não.
Não se pode controlar, mas dar um espirro é também dar um esguicho com barulho, com borrifo barulhento no ar que parece um pulverizador, que pode ir longe e, entre o fechar e abrir os olhos, se libertaram mais de 30.000 gotículas o que é muito perigoso quando há doença, como por exemplo a gripe A e que pode ser transmitida.
Há quem afirme que o dizer “santinho” ou “Jesus” que quer dizer um apelo a que venham todos os santos proteger a alma do espirrador.
Em Portugal diz-se “Santinho”, “Jesus” ou por brincadeira ou descrença, diz-se: “arre burro”.
Noutros países dizem coisas como: “Saúde” para este fenómeno poderoso e espontâneo e que não se esperava naquela hora. Há quem contenha os espirros, mas não sei se isso será aconselhável. Não acreditamos que o espirro é a expulsão da alma como já houve quem acreditasse e, por isso, a resposta para evitar o espírito do mal.
Esta crendice já vem do tempo pagão. O espirro era um sinal dos deuses, nos druidas.
Quando se vêem as orelhas vermelhas a alguém, também se diz que alguém está a falar mal dessa pessoa, pelas costas.
O espirro também teve o significado, quando, dado depois de uma afirmação, que esta afirmação é autêntica, ou então, quando se espirrava se dizia que alguém a estava a apunhalar pelas costas.
Daí toda esta religiosidade que ainda chega até hoje. Na India espirrar é algo saudável.
Nas diversas línguas a palavra espirro aproxima-se mais do radical “Atchi” um único espirro pode afectar 150 pessoas. Diz-se: na Inglaterra, Saúde, Deus te abençõe, Na Idade Média chegou-se a pensar que quando alguém espirrava o coração parava e a alma saía e poderia ser capturada por algum espírito demoníaco.
Em todos os países dizem coisas semelhantes: saúde, santinho, para sua boa saúde, para os seus desejos, seja saudável, bem dito seja Deus, ânimo, a noiva disse, deseja e faça algo bom, boa sorte.
Há espirros como o espirra canivetes, atitude própria de um primário, emotivo e activo. Atiram como farpas com palavras ou gestos contra alguém. Dizem que é por ter a cabeça oca.
O espirra canivetes pode ser o que se exalta; ou espalha brasas...mas também não acredito porque pelo nariz ou pela boca não saem canivetes, nem de senhora e seria um perigo, seria uma arma proibida, pior porque assim como espalha “brasas” não faltam por aí incêndios que tão mal têm feito.
Quanto à contenção dos espirros sejamos educados, mas também não os devemos conter dado que se trata de um areacção natural na vida da pessoa, mas que nada tem a ver com a alma, nem com os espíritos, nem de guerra entre uma alma justa com o diabo.

Sem comentários: