AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bento da Cunha Martins-2007

Bento da Cunha Martins, filho de Bento Martins e de Custódia da Cunha, nasceu em Santa Maria Maior, na Casa do Horto Municipal e tinha 9 irmãos: José, Manuel, Maria, Gina, Francisco, Bento, Arnaldo, Passos e Custódia, residindo uns aqui na Paróquia, outros em Setúbal e em França. Todos casados e com geração. O Francisco já faleceu.
Bento nasceu a 20/10/1935, frequentou a Escola do Carmo e, mais tarde, trabalhou nos Estaleiros como serralheiro civil, tendo sido um óptimo profissional e bom colega de trabalho, cheio de mérito, como seus irmãos.
A 6 de Março de 1960, casou com Maria Edite Gonçalves do Vale, natural de Lanheses.
Bento da Cunha Martins faleceu a 3 de Fevereiro de 1981, vítima de um cancro na garganta, ainda num tempo difícil de acompanhamento e de alívio na dor ou sofrimento destes doentes, pelo que muito sofreu. Passou um bom purgatório na terra; e cedo Deus o quis junto d’Ele.




Do casamento de Bento com Maria Edite nasceram 4 filhos: Bento, Maria de Fátima, Olívia e Sandra. Viveram ao cimo da Rua Padre Américo. Todos estão casados, têm filhos e encontram-se todos a trabalhar, com excepção do Bento que sofria de epilepsia e de um atraso mental de 4 a 5 anos. No entanto, ele era engraçado e gostava da alegria, tocava bombo para dar nas vistas e mesmo alguma “asneira” que fizesse era apenas com o intuito de chamar a atenção. Era um jovem que subia, com facilidade, qualquer altura... Nunca trabalhou, mas, um dia, foi até S. Lourenço às pinhas mansas com a intenção de as vender, por iniciativa própria.
A 5 de Novembro de 1985, o filho Bento faleceu com um ataque de epilepsia maldosa, ao cair num pegão da Ponte Eiffel. Nesse dia, desapareceu dos olhos de todos que, afinal, o admiravam e eram seus amigos porque ele também era um amigo, embora com as suas limitações.
Maria Edite ficou, então, viúva em 1981 e perdeu seu filho Bento em 1985. Hoje, vive na Labruja numa casa de antigos caseiros da Quinta da Abrunhosa que herdou.
A.Viana

Sem comentários: