AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 14 de março de 2009

Mazarefes Mazaricos Conchada Aves Toponímia

Mazarefes
Mazarico – Também é o nome de uma ave… topónimos vários na Galiza “Mazericos”.
Mazarefes foi uma localidade de um grupo de povos Limicos com sede talvez no Xingo de Limia, no local, onde as estradas pré-romanas se encontravam e aí se sintetizava um Fórum Limicorum.
Nesse local nasce o rio Lima que desagua no mar de Viana e o topónimo Mazarefes está bem conectado com a água, manção, concha (L. da Conchada), casa, pela sua morfologia.
Outro aspecto que me lembra da minha meninice é de pássaros coloridos que apareciam na Veiga de S. Simão, em Mazarefes, junto do lodo andando por perto do limo ou de lama. Quem sabe se alguns deles seriam da família das aves limícolas, do latim Limus que com o nome de Mazaricos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez queira dizer "Xínzio de Limia", por onde passa o rio Lima que nasce na serra de S. Mamede, mais precisamente na fonte do Talariño onde estive o ano passado e que está praticamente seca porque a água foi encanada para abastecimento da povoação vizinha.

Artur Coutinho disse...

Agradeço a correcção. Era precisamente isso que queria dizer.
Agradecia uma foto desse nascente com autorização de a poder acrescentar.Obrigado pela grande a "achega" ainda que seja anónima.Padre Coutinho